Vídeos

CBF usa Euro para convencer Barça a liberar Neymar para duas competições

AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

Do UOL, em São Paulo

A seleção brasileira está reunindo argumento para convencer o Barcelona a liberar o atacante Neymar para as duas competições que disputará neste primeiro semestre. O atleta seria presença certa na convocação de Dunga para os Jogos Olímpicos e para a Copa América Centenária, mas o clube catalão está dificultando a liberação para o torneio sul-americano.

De acordo com o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, o staff da seleção brasileira já conversou com a comissão técnica do Barcelona para apresentar dados de que a liberação de Neymar não irá prejudicar suas férias, que seriam no mesmo período dos torneios. Segundo o Rinaldi, o clube catalão quer que o atacante tenha um período de descanso adequado para iniciar a pré-temporada, o que não seria possível caso o atacante disputasse a Copa América.

“Eles estão preocupados com as férias, acham que o jogador tem que ter descanso, mas nós também (achamos). Os jogadores que vão participar da Eurocopa vão ter menos férias do que quem participar da Copa América e da Olímpiada. Quem participar da Eurocopa chega com apenas 15 dias (de descanso)”, explicou o dirigente em entrevista ao “Boa Noite Fox”.

Ainda segundo o dirigente, o staff da seleção está ciente que a preparação feita para os jogos são diferentes do que a preparação feita durante a pré-temporada. Para solucionar este problema, a seleção ofereceu aos catalães que enviassem um preparador físico para acompanhar todo o trabalho feito com o atacante durante o período em que estará com a seleção.

“Vai depender do entendimento do Barcelona. Eu ofereci a oportunidade de um trabalho conjunto. Eles podem mandar um preparador, que estará com o nosso profissional, para que tenha um diálogo e um ajuste fino da melhor forma possível”, destacou Rinaldi.

Ainda de acordo com o dirigente, o número de partidas que poderão ser realizadas por Neymar ao término da temporada foi levado avaliado e a comissão técnica da seleção julgou estar dentro de um número aceitável para não extenuar o atleta. Mas, caso tenha que escolher qual torneio Neymar deverá participar, a decisão deverá ser do técnico Dunga. O regulamento da Fifa determina que o Barcelona deverá liberar o atacante para a Copa América, que é um torneio da organização, mas para os Jogos Olímpicos não há obrigatoriedade, já que ele seria convocado como um dos atletas acima de 23 anos.

“Essa parte da opção é mais do Dunga, ele teria que decidir. O planejamento já está pronto, dá pra jogar duas competições. O jogador também quer jogar todas as competições. Vai depender do jogador, do entendimento do Barcelona, mas o que eu podia fazer, fiz junto à comissão técnica. Agora teremos um segundo contato (com os espanhóis), eles devem estar analisando, pois terá um período maior até do que quem for jogar Eurocopa”, relatou Gilmar, que ainda revelou que o técnico Dunga pediu a presença de Rogério Micale, treinador da sub-21, como seu assistente nas Olimpíadas. 

Topo