Sarah Menezes é bronze na Turquia e se aproxima de vaga na Rio-16

Do UOL, em São Paulo
Divulgação
Sarah Menezes no pódio do Grand Prix de Samsun

Campeã olímpica em 2012, a judoca Sarah Menezes (da categoria até 48kg) está cada vez mais perto de assegurar a sua participação nos Jogos do Rio. Nesta sexta-feira, ela ficou com a medalha de bronze do Grand Prix de Samsun (TUR) e abrirá mais vantagem sobre a compatriota Nathalia Brígida, sua concorrente direta no ranking mundial.

Sarah assegurou o seu lugar no pódio Turquia ao derrotar Shira Rishoni, de Israel. A vitória veio pois a brasileira levou uma punição a menos do que a adversária.

Sarah foi para a disputa do bronze após ser derrotada em sua segunda luta (já nas quartas de final) pela francesa Laetitia Payet. O revés veio na quantidade de punições.

"Não saio satisfeita com esse resultado, mas tiro de positivo a superação na conquista do bronze. Estar no pódio é sempre importante", disse a judoca.

Com o bronze na Turquia, Sarah somará mais 120 pontos na corrida olímpica, na qual atualmente tem 1.356 contra 739 de Brígida. O ranking classificatório será fechado em 30 de maio.

Depois de um 2015 com um rendimento abaixo do esperado, Sarah já havia conquistado em 2016 a medalha de ouro no Grand Prix de Havana (CUB) e bronze Grand Slam de Paris (FRA). 

Outros brasileiros que estiveram em ação nesta sexta-feira não foram bem. Na categoria até 60kg, Erik Takabatake foi eliminado logo na estreia. Na categoria até 66kg, Charles Chibana perdeu em sua segunda luta.

A competição ainda será disputada neste sábado e domingo.