Vídeos

Seleção fará pré-temporada da Copa América. Dunga pode convocar olímpicos

AP Photo/Jorge Saenz
Dunga orienta a seleção do Brasil contra o Paraguai, nas Eliminatórias imagem: AP Photo/Jorge Saenz

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

A seleção brasileira marcou uma pré-temporada para a disputa da Copa América. A ideia da comissão técnica é concentrar seus atletas nos Estados Unidos, perto de Los Angeles, a partir do dia 23 de maio, com direito a um amistoso no dia 29, provavelmente, contra o Panamá. A estreia na competição será no dia 4 de junho, contra o Equador. 

A data Fifa se inicia no dia 30 de maio, mas as competições da maior parte dos clubes europeus já terão acabado. Eventualmente, quem estiver nas disputas das finais continentais pode se apresentar depois. 

A ideia de Dunga é de, finalmente, conseguir mais tempo junto com sua equipe e poder formar um padrão para as próximas quatro datas das Eliminatórias, em setembro e em outubro. Ele não cansa de reclamar do pouco tempo de trabalho. Coincidentemente, o próximo adversário na disputa por uma vaga nas Eliminatórias de 2018 será o Equador. Depois, serão a Colômbia e a Bolívia, em casa, e a Venezuela, fora.

Além de levar a base da equipe principal, ainda sem saber se poderá contar com Neymar, Dunga planeja levar alguns destaques do time olímpico. Mesmo que não entrem nos jogos, eles ficariam por um bom tempo junto com o comandante para se entenderem melhor até Rio-2016. 

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já conversa com os clubes, especialmente os brasileiros, sobre essa possibilidade. Isso porque a convocação desfalcaria os clubes por mais de dois meses. Eles ficariam longe de seus times durante os 40 dias de calendário para a Copa América além do tempo de preparação para a Olimpíada, marcada para agosto.

A montagem da comissão técnica para a disputa das Olimpíadas de 2016 ainda é um mistério. Ainda não se sabe sobre quais profissionais serão mantidos para a competição, especialmente com a ida de Dunga, o que faria o atual técnico olímpico, Rogério Micale, virar auxiliar.

Topo