Olimpíadas 2016

Cria de Chávez e fã de Lula, esgrimista venezuelana estará na Rio-16

Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

Alejandra Benítez, aos 35 anos, é figura mais que ativa na política da Venezuela e uma das líderes do Partido Socialista. Ela também é esgrimista e estará no Rio para os Jogos Olímpicos.

E esta não será sua estreia olímpica. Fará em solo brasileiro a sua quarta aparição - estreou em Atenas-2004. Sua classificação foi obtida no último fim de semana com o fechamento do ranking continental. Ela compete nas provas de sabre. 
 
"Agora sim, senhores. Oficialmente estou na Rio-2016. Minha quarta Olimpíada. Graças a Deus e a toda a minha equipe", comemorou em seu Twitter a esgrimista que tem como melhor desempenho na Olimpíada o 15º lugar nos Jogos de Londres-2012.
 
Deputada na Assembleia Nacional até o fim de 2015, Alejandra também foi ministra do Esporte no governo do atual presidente, Nicolás Maduro. Foi ela, inclusive, uma das principais responsáveis por levar a Copa América de Basquete à Venezuela em 2013. E fazia questão de acompanhar de perto cada partida de sua seleção.
 
Cria política de Hugo Chávez, sempre manifesta seus ideais chavistas em entrevistas e em seus perfis nas redes sociais. Inclusive participou de diversas campanhas publicitárias do ex-líder populista. Alejandra tem tanta adoração pelo ex-presidente venezuelano que leva em seu macacão de competição uma tira bordada com os olhos do ex-político, um de seus principais símbolos e que até hoje pode ser visto em diversas casas e prédios da capital Caracas.

José Ricardo Leite/UOL
Os olhos de Chávez logo abaixo da sigla VEN imagem: José Ricardo Leite/UOL

A relação de Benítez com Chávez era tão próxima que ela foi colocada como uma das guardas de honra em seu velório e enterro em 2013.
 
"Sou um atleta que representa a todos os venezuelanos. Sou hiper-chavista, mas represento todos os venezuelanos. Carrego Chávez", disse ao UOL Esporte no ano passado durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto, quando acabou com a medalha de prata. 
 
À época, revelou também ser uma grande admiradora de Lula. O petista ainda não tinha seu nome envolvido de forma tão intensa na Operação  Lava-Jato.
 
"Admiro Lula. Eu me encanto com Lula, sua humildade e do lugar de onde veio, da base que veio. Acho que é um personagem político muito amigável", afirmou.
 
Por causa de seu forte apelo popular e do que já fez pela esgrima e esporte venezuelano existe até mesmo a possibilidade de Alejandra ser a porta-bandeira da Venezuela na cerimônia de abertura no Maracanã em 5 de agosto. Entretanto, a definição ainda não tem data para acontecer.

Ela chama a atenção também pela beleza

Reprodução
imagem: Reprodução

Não é apenas por causa de seu ativismo político, a luta pelos direitos LGBT e seu talento esportivo que Alejandra chama a atenção. Sua beleza também salta aos olhos e ela já protagonizou alguns ensaios sensuais ao longo dos últimos anos.
 
Em uma foto que ficou muito famosa aparece nua e se cobrindo apenas com o capacete. A imagem fazia parte de um ensaio feito em 2008 que se chamava "O país se desnuda".
 
"Ver-se nu é um ato cotidiano. Quando estou sozinha e tiro a roupa, descanso e me libero das tensões", disse na ocasião.

Notícias via whatsapp

Quer receber todas as edições da Olimpíada por Whatsapp? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 98856-7322 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016.

Topo