Olimpíadas 2016

Cansado de apanhar, time de polo aquático treina com lutadores para Rio-16

Toni Albir/EFE
Espanhola Lorena Miranda (dir.) é puxada por jogadora holandesa no Mundial imagem: Toni Albir/EFE

Do UOL, em São Paulo

O time feminino de polo aquático da Espanha cansou de apanhar. Conhecida por ser uma equipe técnica, a seleção vice-campeã olímpica de 2012 decidiu se preparar com atletas de luta livre para não sofrer tanto na disputa física dentro da piscina. E o primeiro resultado já apareceu: o time se classificou no último sábado para as Olimpíadas do Rio.

A ideia de colocar as meninas do polo diante dos marmanjos da luta livre foi do técnico Miki Oca. Segundo ele e suas jogadoras, os árbitros estão permitindo mais contato na água e marcando menos faltas. “Estão permitindo que o jogo fique mais violento”, opinou ao diário As Roser Tarragó, presente na prata de Londres-2012..

“Planejamos um treino com os lutadores para trabalhar os agarrões. Fortalecer os antebraços, o pescoço e as costas nos ajuda muito. Fizemos um trabalho de força muito aplicável à piscina”, explicou o treinador.

No último Campeonato Europeu, em que a Espanha perdeu nas semifinais, Laura López deixou a piscina sangrando após cortar o rosto em uma disputa. “Nunca havia saído sangrando da piscina e nem falta marcaram. Estão permitindo mão aberta na cara e um contato que não existia e é ruim para nós, já que somos muito técnicas”, opinou ela.

E o primeiro teste para a versão “bruta” da seleção espanhola foi positivo. Nas quartas de final do Pré-Olímpico, a equipe enfrentou as anfitriãs holandesas e mandou no jogo, vencendo por 10 a 7 depois de ganhar o primeiro quarto por 4 a 1 e empatar os demais em 2 a 2. O triunfo significou a vaga carimbada nas Olimpíadas do Rio.

A seleção feminina da Espanha vive sua melhor fase. Além da prata em Londres-2012, a equipe foi campeã mundial em 2013, campeã europeia em 2014 e ficou em quarto lugar no Europeu do ano passado. O time não é o principal favorito ao ouro no Rio, mas promete brigar muito na água.

Notícias via whatsapp

Quer receber todas as edições da Olimpíada por Whatsapp? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 98856-7322 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016.

#FERAS2: Dama de Ferro da natação superou baque com pódios e maratona de provas

Topo