Vídeos

Brasileira com índice olímpico na maratona é suspensa por 4 anos por doping

Divulgação
Sueli Pereira da Silva ao cruzar a linha de chegada da São Silvestre, em 2015 imagem: Divulgação

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A atleta Sueli Pereira da Silva, de 39 anos, que tem índice para a disputa da maratona dos Jogos do Rio de Janeiro e lutava pela classificação foi suspensa por quatro anos por doping e não tem mais chances de disputar a Olimpíada. A não ser que consiga reverter a punição com recurso no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Atletismo, o que é muito difícil de acontecer.

O julgamento que suspendeu a atleta ocorreu no último dia 16 e a pena será válida entre 10 de janeiro de 2016 e 9 de janeiro de 2020.

Sueli foi flagrada com a substância eritropoietina (EPO) em exame realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na Corrida de São Silvestre, em 31 de dezembro do ano passado. Na ocasião, Sueli foi a melhor brasileira, ao terminar na quarta colocação.

Sueli voltou a ser pega com a mesma droga em novo exame feito em 10 de janeiro na Corrida de Reis, em Cuiabá (MT).

Além de Sueli, o filho Ronald também foi suspenso por quatro anos por ser pego com EPO em exame também feito na Corrida de Reis.

Atualmente, as três brasileiras com os melhores índices para disputar a Olimpíada na maratona são: Adriana Aparecida dos Santos, Marily dos Santos e Graciete Carneiro.

Topo