Vídeos

Brasileira vice-campeã olímpica leiloa medalha para pagar cirurgia do filho

Reprodução/Facebook
Claudia Pastor com o filho Maurilio imagem: Reprodução/Facebook

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Vice-campeã olímpica com a seleção brasileira de basquete, Claudia Maria Pastor está leiloando a medalha de prata que conquistou nos Jogos de Atlanta-1996. Ela tomou esta iniciativa para levantar parte do dinheiro necessária para que o filho Maurílio, de 13 anos, passe por uma cirurgia no cérebro no próximo dia 13, em Paris (FRA).

O garoto sofre de uma síndrome complexa chamada hamartoma hipotalâmico, um tumor no cérebro, que o faz ter graves crises convulsivas.

Esta é a segunda operação pela qual Maurílio terá de passar. A primeira aconteceu no ano passado também em Paris e Cláudia fez leilões de camisas e contou com doações para custear o procedimento. Desta vez, apenas com despesas de hospital prevê gastar cerca de 18 mil euros (cerca de R$ 73 mil). Isso sem contar os gastos com passagens aéreas e alimentação no período que ficará na capital francesa.

"Não troco aquele vice-olímpico por nada. Mas estou abrindo mão de um símbolo, que é a medalha, para conseguir este dinheiro. Não gosto de fazer drama, mas é uma necessidade que tenho. Desde quando ele (Maurílio) fez a primeira cirurgia, foi nos informado que ele poderia precisar de uma segunda", afirmou Claudia ao UOL Esporte.  

Divulgação
imagem: Divulgação

O objeto será leiloado por uma casa de antiguidades de São Paulo no próximo dia 7 de abril, mas nenhum lance mínimo ainda foi estabelecido.

Além do leilão da medalha, Claudia está promovendo uma ação entre amigos que fará o sorteio de uma moto. Funcionária do Tribunal Regional (TRT) em Americana (SP), ela conta com ajuda de seus colegas na divulgação. Adriana Santos, atual coordenadora da seleção feminina de basquete, é um das que estão colaborando na divulgação.

"Tenho muita fé que vou conseguir o dinheiro para ajudar. Conto muito com a ajuda das pessoas", disse Claudia que tem usado as redes sociais para conseguir apoiadores.

Claudia Pastor participou de quatro jogos na campanha da prata olímpica e atuou por apenas sete minutos. Ela marcou dois pontos durante toda a Olimpíada.

#LENDAS8: Só a vaidade pôs à prova a 1ª mulher a enterrar no basquete

  •  

Topo