Vídeos

Homem é preso ao se passar por membro da Justiça para extorquir Pistorius

ALON SKUY/EFE

Do UOL, em São Paulo

Um homem de 33 anos foi preso na última quinta-feira (18) depois de se passar por um funcionário da Justiça sul-africana e tentar extorquir Oscar Pistorius. O atleta paraolímpico será julgado novamente em 18 de abril por causa do assassinato da namorada Reeva Steenkamp, em 2013.

De acordo com o porta-voz da polícia sul-africana Hangwani Mulaudzi, o homem teria pedido 14,5 mil euros (R$ 59,1 mil) a Pistorius para “fazer o caso desaparecer”. O impostor acabou sendo preso e será julgado na próxima quinta-feira (24).

Pistorius foi julgado e condenado a cinco anos de prisão pelo assassinato da modelo Reeva Steenkamp, namorada do campeão paraolímpico. Desde outubro de 2015, o sul-africano cumpre prisão domiciliar na casa de seu tio, em Pretoria (África do Sul), após passar um ano de sua condenação inicial atrás das grades.

A Corte Constitucional da África do Sul apelou da decisão para que a condenação seja por homicídio doloso, quando há intenção de matar. O velocista irá de novo a julgamento no dia 18 de abril. Caso condenado por homicídio doloso, pega uma pena de ao menos 15 anos de prisão – punição mínima para o crime na África do Sul. O período poderia ser diminuído por um juiz em caso de circunstâncias excepcionais.

Topo