Vídeos

Palco da canoagem na Rio-2016 tem pane, fica sem água e veta atletas

Guilherme Costa e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O circuito de canoagem slalom recém-construído no Rio visando à Olimpíada de 2016 sofreu uma pane nesta terça-feira (15). A bomba d'água instalada no espaço parou de funcionar. O problema impediu sessões de treinamento agendadas para esta tarde no espaço. Inaugurada em novembro, a pista de canoagem foi esvaziada, o que gerou reclamações de atletas.

“Essa é a imagem da pista quando os donos esquecem de pagar a conta de energia”, escreveu o atleta canadense Ben Hayward na rede social Twitter. Ele deveria treinar no percurso, mas foi impedido pelo problema.

A seleção brasileira chegou a treinar no espaço na manhã desta terça-feira, quando a bomba d’água já não estava funcionando e a pista ainda não havia sido esvaziada. À tarde, toda a programação no local foi suspensa – os donos da casa fariam uma segunda sessão no espaço, e atletas de vários outros países também têm trabalhado no percurso.

A prefeitura do Rio de Janeiro confirmou o problema em uma bomba d’água, mas não soube detalhar o ocorrido. Existe uma possibilidade de a natureza do defeito ter sido uma questão de energia elétrica, mas não por falta de pagamento – a pista de Deodoro funciona com geradores e será ligada ao sistema elétrico apenas na próxima sexta-feira (18).

Além disso, a prefeitura informou que o problema foi pontual e que já foi solucionado. A CBCA (Confederação Brasileira de Canoagem) já foi comunicada que as atividades na pista estão confirmadas a partir da manhã de quarta-feira (16).

A pista da canoagem slalom foi inaugurada em novembro de 2015, quando o espaço recebeu o evento-teste da modalidade para os Jogos. O lago tem duas corredeiras (200m e 250m) e comporta até 25 mil metros cúbicos de água, e o custo está diluído nos R$ 846 milhões de recursos federais que foram investidos na construção do Parque Olímpico de Deodoro.

Antes mesmo da inauguração, em setembro, o espaço já havia sido aberto ao público e vinha funcionando como um piscinão.

Topo