Vídeos

Atualizada em 11.03.2016 21h58

Fiscalização encontra ossadas e animais abandonados no Maracanã

Divulgação
Ossada de animal encontrada pela prefeitura na área do Maracanã imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

Uma fiscalização da Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro constatou que o Maracanã virou uma área de ‘desova’ de animais de estimação. O secretário Luiz Carlos Ramos Filho encontrou nesta sexta-feira (11) carcaças de gatos mortos nas redondezas do estádio da final da Copa do Mundo de 2014 e ao menos dois cachorros abandonados dentro de uma piscina vazia do complexo esportivo.

“Saí com o coração sangrando de uma diligência que fizemos no Complexo do Maracanã, após receber denúncias de que estaria havendo uma ‘desova’ de animais no local. Infelizmente, era verdade”, afirmou Ramos Filho, em sua conta no Facebook. “A maioria dos animais mortos são gatos. Vasculhando o local, ainda encontramos dois cachorros abandonados dentro de uma piscina vazia”

O Complexo Esportivo do Maracanã é administrado pelo Comitê Organizador da Rio-2016 desde 1º de março. O local será usado em competições olímpicas e sediará também as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos.

Procurado pelo UOL Esporte, o comitê informou que tomou conhecimento do abandono de animais quando assumiu o controle da área. Está trabalhando com a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais em busca de solução.

Segundo o Rio-2016, animais são abandonados na área do estádio e seus anexos (Maracanãzinho, Estádio de Atletismo Célio de Barros e Parque Aquático Julio Delamare) desde 2013. O período coincide com o fim da reforma do Maracanã para a Copa do Mundo e o repasse da administração do estádio à Maracanã S/A, empresa controlada pela Odebrecht.

O governo do Rio de Janeiro informou nesta noite que "a Polícia Civil já está apurando o caso e o Estado aguardará o desfecho das investigações para que sejam tomadas as devidas providências."

Já a Maracanã S/A esclareceu que os animais mortos foram encontrados em equipamentos esportivos que não eram administrados pela empresa: Célio de Barros e Julio Delamare. "Desde que assumiu as operações do Maracanã e Maracanãzinho, a concessionária sempre procurou se engajar na proteção dos animais que habitam o entorno do estádio”, complementou.

O secretário Ramos Filho informou que crimes contra animais serão investigados pela Delegacia de Polícia do Meio Ambiente.

 

Saí com o coração sangrando, nesta tarde (11), de uma diligência que fizemos no Complexo do Maracanã, após receber denú...

Publicado por Luiz Carlos Ramos Filho - Amor aos animais em Sexta, 11 de março de 2016

Topo