Pentatlo testa nova disputa olímpica em evento 'escaldante' no Rio
Vinicius KonchinskiDo UOL, Rio de Janeiro
Um novo formato de competição olímpica será testado neste final de semana, no Rio de Janeiro, durante a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. O torneio foi aberto nesta quinta-feira (10) e servirá também como teste para a organização da Olimpíada de 2016.
Por causa da Copa do Mundo, 187 atletas brasileiros e estrangeiros participarão de provas de natação, esgrima, hipismo, corrida e tiro no Parque de Deodoro, instalação da Rio-2016. Disputarão também de uma rodada bônus de luta com espada, a qual foi integrada ao programa do pentatlo moderno em 2014 será disputada pela primeira vez numa Olimpíada durante os Jogos Olímpicos do Rio.
O chamado round extra de esgrima é uma espécie de mata-mata do torneio da disciplina que integra o pentatlo. Depois de todos os atletas lutarem contra todos, eles competem num evento curto pensado para entreter o público, mas que conta pontos para o pentatlo.
"Estamos fazendo mudanças no formato de nossas competições para agradar torcedores e chamar a atenção da televisão", explicou o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Klaus Schormann, que está no Rio para acompanhar a Copa do Mundo. "O round extra de esgrima é mais midiático, tem músicas, luzes. Tem agradado."
Klaus disse que espera que grande público para as competições de pentatlo na Rio-2016. Os espaços em que as disciplinas serão disputas foram todos reformados para os Jogos e o último deles, o centro aquático, foi reaberto nesta manhã.
Desde da Olimpíada de 2000, em Sydney, o pentatlo vende todos seus ingressos olímpicos. No Brasil, depois que Yane Marques conquistou uma medalha de Bronze em Londres-2012, a expectativa também é de casa cheia.
"Queremos ajudar o Brasil a popularizar outros esportes, além do futebol. Temos cinco disciplinas e possibilitamos uma disputa completa. Espero que o público compareça", disse.
Falta de cobertura incomoda em primeiros testes
O atleta brasileiro William Muinhos participa da Copa do Mundo em busca de pontos para uma sonhada classificação para a Rio-2016. Ele também espera bom público na Olimpíada. Quer também uma estrutura melhor para atender a quem for assistir ao pentatlo nos Jogos Olímpicos.
Nesta quinta, convidados que foram a Deodoro acompanharam provas de natação espremidos debaixo poucos guarda-sóis para tentar se proteger de sob o Sol no meio-dia do verão carioca. O fato gerou queixas.
"Não custava terem colocado uma cobertura para o conforto de quem veio", disse Muinhos. "Já que querem popularizar o esporte, também poderiam ter aberto a competição para o público. Uma pena não ter ingressos à venda. Acho que é porque ainda falta algumas coisas para fazer na reforma."
O presidente da EOM (Empresa Olímpica Municipal), Joaquim Monteiro, o ministro do Esporte, George Hilton, afirmaram em discurso nesta manhã que as áreas de competição de pentatlo estão prontas para a Olimpíada.