Vídeos

Nadal defende punição a Sharapova e afirma: nunca fez nada 'incorreto'

Julian Finney/Getty Images/AFP
Nadal conversou com imprensa e disse que Sharapova 'precisa pagar' por doping imagem: Julian Finney/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

O tenista espanhol Rafael Nadal deu entrevista coletiva nesta quarta-feira nos Estados Unidos, onde disputa o Masters 1000 de Indian Wells a partir da próxima semana. No entanto, não teve como escapar de perguntas a respeito da principal ausência do torneio: a russa Maria Sharapova, que anunciou na segunda-feira ter sido pega em um exame antidoping.

Em sua conversa com a imprensa, Nadal demonstrou incredulidade diante da situação da russa. No entanto, defendeu a punição à ex-número um da WTA.

“É difícil imaginar que algo assim possa acontecer, mas erros acontecem e ela deve ser castigada”, afirmou Nadal, atual número cinco do ranking da ATP. “Quero acreditar que foi um erro de Maria. Ela não queria fazer o que fez. Mas, obviamente, foi negligente. Precisa pagar por isso”, completou.

O espanhol é alvo de constantes rumores a respeito de envolvimento com doping. Entretanto, assegurou que jamais tomou qualquer substância proibida de forma intencional.

“Nunca tive a tentação de fazer algo incorreto. Acredito no esporte e nos valores do esporte. O esporte é um exemplo para a sociedade, um exemplo para as crianças. Estou fazendo algo contra o doping. Estaria me enganando, e não a meus adversários”, disse Nadal, que garantiu estar “limpo durante toda a carreira”.

“Nunca tentei esconder nada do que fiz. Fiz tratamento com plasma enriquecido com plaquetas e com células-tronco. Deixei de jogar tênis por sete meses (em 2014). Usei células-tronco duas vezes em meus joelhos e foi tudo bem. Nunca fiz, faço ou farei algo que seja incorreto”, completou.

Ex-ministra acusa Nadal

A declaração de Nadal, entretanto, encontro questionamentos na França. Em entrevista ao canal de TV D8, a ex-ministra de saúde e esportes da França, Roselyne Bachelot, disse ter certeza de que o espanhol se afastou do circuito para esconder um caso de doping, e insinuou que outros atletas fazem o mesmo.

“Nós sabemos que a famosa lesão de Rafael Nadal, que ficou fora de jogo por sete meses, é certamente decorrente de um exame positivo”, afirmou Bachelot ao programa Le Grande 8. “Quando você vê um jogador de tênis que para por meses, é porque ele testou positivo. Não sempre, mas muitas vezes”, completou.

Topo