Vídeos

Por ambiente para fãs, taekwondo terá uniformes coloridos na Rio-2016

Matt Detrich-USA TODAY Sports
Dobok branco será subsituído por versões com cores escolhidas por países imagem: Matt Detrich-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

Os atletas que disputarem o taekwondo nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, irão competir com uniformes mais coloridos. Segundo a Federação Mundial de Taekwondo (WTF, em inglês), os esportistas irão utilizar as cores do país que representam, deixando de lado o dobok branco.

A entidade afirma que cada associação nacional poderá escolher uma cor (incluindo o branco) para o dobok. A ideia foi desenvolvida pelo comitê técnico da WTF, que espera facilitar a identificação dos atletas por parte dos fãs, além de criar uma atmosfera mais festiva para a disputa no Rio.

"A menos de cinco meses para os Jogos Olímpicos, a empolgação tem crescido para aquela que esperamos ser a Olimpíada mais empolgante para o taekwondo. Londres-2012 foi um marco para nosso esporte, mas queremos construir sobre aquele momento e alcançar uma experiência inesquecível para atletas e fãs no Rio", disse Chungwon Choue, presidente da WTF.

“Isso significa darmos condições ideais para que nossos atletas de elite possam competir em seu mais alto nível, com competições justas e transparentes, e assegurando que os fãs se divirtam antes, durante e depois dessas competições”, acrescentou.

Além da mudança nos uniformes, a WTF também anunciou novidades para “evoluir e modernizar” o esporte. Entre elas, o desenvolvimento de replay nas disputas e a introdução de sensores de impacto nos protetores de corpo e de cabeça – este último irá estrear justamente na Olimpíada do Rio.

“A WTF está trabalhando perto da Rio-2016 para desenvolver seu pacote esportivo, o que vai aumentar o engajamento dos fãs dentro e fora dos ginásios durante os Jogos Olímpicos”, completou Chungwon Choue. No Rio, o taekwondo será disputado entre os dias 17 e 20 de agosto.

#FERAS1: Teddy Riner é o terror dos judocas gordinhos e recordista de títulos mundiais

Topo