Cielo fica em oitavo e deixa Fratus fora de final nos 50m livre nos EUA

Do UOL, em São Paulo
EFE/EPA/PATRICK B. KRAEMER

Em sua primeira competição em piscina olímpica desde que se mudou para os Estados Unidos em janeiro para treinar com Scott Goodrich, Cesar Cielo garantiu a vaga na final dos 50m livre do Grand Prix de Orlando.

O campeão olímpico, porém, ficou apenas com o oitavo tempo entre os oito finalistas. Ele nadou a sua eliminatória em 22s67. Cielo acabou roubando a vaga na decisão do rival Bruno Fratus, que acabou em nono, com 22s71.

Outro brasileiro na disputa pela medalha será Italo Duarte. O atleta fez o quinto melhor tempo: 22s57. A liderança nas eliminatórias foi de Nathan Adrian, com 22s03.

A final dos 50m livre será disputada por volta das 20h30 (de Brasília) desta sexta-feira.

O Grand Prix de Orlando serve para os atletas brasileiros como preparação para o Troféu Maria Lenk, em abril. A competição será a última para a obtenção do índice olímpico.

Atualmente os dois atletas do país garantidos nos 50m livre nos Jogos são Bruno Fratus (21s50) e ìtalo Duarte (22s08). As marcas foram obtidas no Troféu Open de Palhoça (SC) no ano passado.

O tempo obtido por Cielo na eliminatória nesta sexta não lhe garantiria índice para os Jogos caso tivesse sido feiro no Maria Lenk.

Mais sete brasileiros em finais

Além de Ítalo e Cielo, outros sete nadadores do país estarão na briga por medalhas nas finais desta sexta: Joanna Maranhão e Marco Oliveira (200m borboleta); Graciele Herrmann e Daiane Becker (50m livre), Etiene Medeiros e Guilherme Guido (100m costas) e Manuella Lyrio (400m livre).