Vídeos

Rio-16 fala sobre polêmica e diz que eleição para sediar Jogos foi justa

J. P. Engelbrecht/AFP

Do UOL, em São Paulo*

O Comitê Rio 2016 afirmou nesta terça-feira (1°) que venceu a disputa para sediar os Jogos Olímpicos porque tinha o melhor projeto entre os concorrentes. A entidade descartou qualquer possibilidade de fraude na disputa de 2009, contra Madri, Tóquio e Chicago.

"O Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos porque tinha o melhor projeto. A diferença de votos no final, 66 a 32 (contra Madri), exclui qualquer possibilidade de uma eleição que pudesse estar viciada", disse à Reuters por telefone o diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Mario Andrada.

Mais cedo nesta terça, o inglês The Guardian publicou que a Justiça francesa abrirá investigação para avaliar a possível compra de votos no processo de escolha das sedes das Olimpíadas de 2016 e 2020.

De acordo com o periódico, as autoridades querem descobrir se alguma das candidaturas aos Jogos pagou propinas a membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A investigação acontece após a descoberta de indícios de suborno envolvendo o ex-presidente da Iaaf, Lamine Diack, e seu filho, Papa Massata Diack. A reportagem aponta indícios que Diack teria providenciado "seis parcelas" a serem entregues aos demais membros do COI em 2008. O dinheiro seria, supostamente, propina para comprar votos em prol da candidatura do Qatar para os Jogos de 2016.

Lamine Diack, que foi membro do COI de 1999 a 2013, seria o responsável por receber o pagamento e repassar aos outros dirigentes antes das eleições, que ocorreram em 2009 e terminaram com a vitória brasileira. O The Guardian, porém, não cita qualquer irregularidade na vitória do Rio de Janeiro.

*Com informação da Reuters

Topo