Vídeos

Casos de doping da Rio-2016 serão julgados diretamente pelo TAS

RICHARD JUILLIART/AFP
Thomas Bach celebrou parceria firmada com o TAS para realização de exames antidoping imagem: RICHARD JUILLIART/AFP

Da AFP

Em Lausanne, na Suíça

Para reforçar a independência da luta antidoping nos Jogos Olímpicos da Rio-2016, os casos serão julgados em primeira instância pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), e não mais pelo Comitê Olímpico Internacional, como era o caso nas edições anteriores.

"Esta medida tem como objetivo proteger os atletas limpos. A nova divisão antidoping do TAS substituirá a comissão antidoping do COI", explicou nesta terça-feira um porta-voz do COI, Mark Adams.

A novidade faz parte do pacote de reformas da Agenda 2020, iniciado em 2014 pelo presidente do COI, Thomas Bach, para dar mais transparência à entidade. Em comunicado oficial enviado à imprensa, Bach celebrou a mudança.

Antidoping independentes, seguindo a decisão do Conselho Executivo do COI tomada há três meses após a proposta da Cúpula Olímpica. A decisão representa o apoio à política do COI de tolerância zero na luta contra o doping e na proteção dos atletas limpos.”

Os casos de doping em Olimpíadas costumavam ser julgados por uma comissão de disciplina do COI, que organizava as audiências dos atletas flagrados e decidia das sanções, inclusive possíveis retiradas de medalhas.

Com a nova medida, aprovada nesta terça-feira pela comissão executiva do próprio COI, os casos serão levados a um pequeno grupo de juízes do TAS que se reunirá no local dos Jogos.

Os atletas poderão recorrer das punições perante outra divisão do TAS, que também estará no Rio, e será formada por outros juízes.

Normalmente, o TAS, maior jurisdição do esporte mundial, atua apenas na sua sede em Lausanne, na Suíça, e é acionado em última instância para recorrer das decisões.

Ainda segundo o comunicado oficial do COI, a WADA (Agência Antidoping Mundial, na sigla em inglês) ficará responsável por testar os atletas fora do período de competição para tornar os exames mais efetivos.

Topo