Vídeos

Brasileiros não suportam calor do Rio e abandonam evento-teste da marcha

Reprodução/Twitter
Detalhe da temperatura no Rio de Janeiro no momento do início do evento-teste imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

Mesmo atuando em casa, os brasileiros sofreram com o calor do Rio de Janeiro neste domingo. Em uma prova disputada sob até 37ºC e com umidade relativa do ar de 41%, os quatro brasileiros que competiam no evento-teste da marcha atlética na cidade olímpica desistiram – o pódio ficou com um trio de equatorianos.

A prova de 50 km foi realizada na praia do Pontal, no mesmo trajeto em que ocorrerá a disputa olímpica. Rudney Nogueira, Claudio dos Santos, Leandro Clementino e Samir Sabadin não aguentaram as condições e abandonaram a prova antes do fim. Sabadin chegou a desmaiar e teve de ser atendido pela equipe médica.

“Quando acordei estava na ambulância. Me perguntaram o que sentia e eu falei que era vontade de voltar a marchar. Infelizmente, não há como lutar quando o corpo não encontra forças”, disse o atleta.

Dos 18 atletas que largaram, só sete completaram a prova. Claudio Flores, Rolando Pani e Jonnathan Cabrera, todos do Equador, ficaram com ouro, prata e bronze, respectivamente. Apesar das condições climáticas adversas, a organização considerou o evento um sucesso.

“O evento-teste tinha de ser no circuito olímpico e tínhamos a data de fevereiro. Então sabíamos o que encontraríamos aqui. O objetivo não era performance”, disse Martinho Nobre, superintendente técnico da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e gerente de atletismo da Rio-2016.

No sábado, o mesmo local recebeu a prova de 20 km, esta disputada mais cedo e com menos influência do sol mais forte pela duração mais curta. Nela, os brasileiros Caio Bonfim e Cisiane Lopes se deram bem e saíram com o ouro.
 

Topo