Quem é o jovem nadador que está assustando os velocistas do mundo?
Na semana passada, Caeleb Dressel, de 19 anos, virou notícia ao assombrar a natação e quebrar por duas vezes seguidas o recorde de Cesar Cielo nas 50 jardas livres (45,72m) que durava desde 2008. Ele completou a distância em 18s23 (veja no vídeo acima). O resultado é expressivo, mas precisa ser dimensionado. Os Estados Unidos são o único país do mundo que realizam competições em jardas.
Diante disso fica uma pergunta. Será o jovem uma nova sensação capaz de fazer algo grandioso nos Jogos Olímpicos do Rio em agosto? Analisando resultados recentes e ouvindo especialistas a conclusão que se chega é uma: Dressel é um nome para se ter no radar.
Em 2013, ainda como juvenil, conquistou seis medalhas no Mundial de Dubai (EAU), sendo um ouro, nos 100m livre. No ano passado, deu mais uma mostra de seu potencial ao fechar a temporada com o quarto melhor tempo nos 50m livre: 21s53. A marca mais rápida foi de Florent Manaudou, com 21s19.
"Lembro de tê-lo visto em Dubai e ele era bem rápido. Acredito que ele possa sim fazer um barulho. Claro que neste momento não dá para cravar nada. Mas não seria surpresa vê-lo em uma final olímpica ou até mesmo ganhando uma medalha. Historicamente, sempre surge um nadador jovem e talentoso que acaba superando os mais velhos", afirmou Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, ex-técnico de Cesar Cielo e atual treinador da seleção brasileira.
Dressel é atleta da Universidade da Flórida e tem como treinador Gregg Troy, o mesmo que foi tutor de Gustavo Borges em 1996. Foi nesta época que o brasileiro conseguiu os melhores resultados, com a prata nos 200m livre e bronze nos 100m livre na Olimpíada de Atlanta.
"Ele merece sim ficar no radar de todos. É um nadador muito rápido e que tem uma saída muito boa. Recentemente estive na Flórida para acompanhar um treino dele, e ele me pareceu ser um cara bem focado", analisou o brasileiro.
"A prova em jardas é sim diferente, mas acho que pode ser tomada sim como uma base. Grandes velocistas como o Nathan Adrian, Anthony Errvin e o próprio Cielo fizeram tempos excelentes neste tipo de competição e conseguiram levar isso para a piscina de 50 metros", completou Borges.
O bom momento vivido por Dressel e sua ascensão contrastam com um período delicado que já teve em sua vida. Após concluir o Ensino Médio, ele ficou cinco meses afastado de treinos e competições porque enfrentou uma leve depressão.
"Só precisava de uma pausa mental. Tinha alguns demônios que me perturbavam naquele momento", afirmou.
Hoje, Dressel parece vive de maneira muito mais relaxada. Ele possui um canal no YouTube no qual posta vídeos dançando, surfando, acampando, entre outros.
O nadador também é conhecido por colocar em seu rosto frases bíblicas para nadar competições importantes.