Profissionais devem ser liberados para lutar em torneio de boxe na Rio-16
O torneio olímpico de boxe no Rio de Janeiro deverá contar com a presença de atletas profissionais. Este é o desejo da Associação Internacional de Boxe (Aiba), que está revendo as regras e estudando alterar o sistema de classificação para os Jogos. A decisão final deverá ser tomada em um encontro em maio e depende de aprovação da comissão executiva da entidade.
"Queremos os melhores boxeadores competindo na Olimpíada. E é absolutamente possível que a mudança ocorra a tempo dos Jogos do Rio", declarou Ching-Kuo, presidente da Aiba.
"Na minha cabeça, este é um importante passo a ser dado pelo boxe na Olimpíada", afirmou o cartola em entrevista ao site Inside The Games.
Caso a regra seja alterada, os boxeadores profissionais não estarão automaticamente garantido nos jogos. Precisarão passar pelos Pré-Olímpicos.
A mudança permitira a participação na Olimpíada dos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas em Londres e que se tornaram profissionais. Outros grandes astros como os irmãos Klitschko e Floyd Mayeather teriam a possibilidade.
"Seria legal lutar as Olimpíadas no Brasil, seria muita mais legal ganhar um cinturão mundial no Brasil", escreveu Esquiva em seu perfil no Twitter.