Seleção de basquete dos EUA ficará hospedada em transatlântico na Rio-2016
A seleção masculina de basquete dos Estados Unidos ficará hospedada em um transatlântico durante a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta terça-feira por Nilo Sérgio Felix, secretário municipal de turismo do Rio.
Segundo Felix, dois transatlânticos estarão na cidade para servir de hospedagem. Um deles vai servir para hospedar a chamada “Família Olímpica” – dirigentes e pessoas ligadas ao Comitê Olímpico Internacional. O outro hospedará a seleção de basquete dos EUA.
“Teremos dois transatlânticos, que vão ancorar no Píer Mauá. Cada um com capacidade aproximada de 2 mil quartos. Um será voltado para a Família Olímpica; o outro é de uma empresa multinacional que trará convidados e também onde ficarão os atletas da NBA”, disse Felix, fazendo referência à seleção masculina norte-americana.
O Comitê Organizador da Rio-2016 já havia informado ao UOL Esporte que os jogadores americanos de basquete não ficariam na Vila Olímpica. À reportagem, a USA Basketball (entidade que comanda as seleções de basquete dos EUA) não quis confirmar o local de hospedagem fora da Vila por questões de segurança. Ainda não há informações a respeito da seleção feminina.
Ainda segundo Nilo Sérgio Felix, as embarcações não hospedarão turistas. “Todos os turistas no Rio vão estar dentro de hotéis. Não existe transatlântico contratado para turistas. Estes são os únicos dois que temos previstos”, afirmou.
A iniciativa da hospedagem em um transatlântico, porém, não é inédita. Na Olimpíada de 2004, em Atenas, a seleção masculina de basquete dos EUA ficou hospedada no RMS Queen Mary 2, que recebeu também o então presidente norte-americano, George W. Bush; o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair; e o presidente da França, Jacques Chirac. Esta estratégia foi adotada para dar maior conforto e privacidade aos atletas. Em Londres-2012, os jogadores ficarão hospedados em um Hotel.
Nuzman confirma Maria Lenk no novo centro aquático
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, descartou também nesta terça-feira a possibilidade de o evento-teste de natação (Troféu Maria Lenk) não ser realizado no novo centro aquático, que fica dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, e está em fase de conclusão.
Na semana passada, a Fina havia cogitado a possibilidade de ele ser realizado no Parque Aquático Maria Lenk. A entidade tem o temor que o centroaAquático não esteja pronto. Nós dias 5 e 15 de março haverá novas vistorias.
”O evento teste vai ser no Parque Aquático. Não tem chance de mudar de lugar. Estive lá ontem (segunda-feira) e já estão enchendo a piscina”, disse o presidente do COB.
O Troféu Maria Lenk será a última seletiva para definir os nadadores que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos e será realizado entre os dias 15 e 20 de abril. O novo centro aquático receberá provas da natação e a fase final do polo aquático na Olimpíada.
O dirigente ainda afastou a possibilidade levantada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), de a construção do metrô até a Barra da Tijuca não ficar pronta a tempo. “O Governo do Estado declarou que está dentro do cronograma”, resumiu.