! Lais Souza voltará aos EUA por recuperação e quer comentar Olimpíada na TV - 22/02/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Lais Souza voltará aos EUA por recuperação e quer comentar Olimpíada na TV

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Lais Souza embarcará para os Estados Unidos no início de março para mais uma etapa do seu processo de recuperação. A ex-ginasta, que ficou tetraplégica após sofrer acidente de esqui em janeiro de 2014, passará por uma série de exames e poderá dar início a um tratamento com células-tronco.

Todos os exames serão realizados no Jackson Memorial Hospital, em Miami, onde fez o primeiro estágio da recuperação após o acidente. As atividades serão conduzidas pelo médico brasileiro Antonio Marttos Jr. e o americano Barth Green. Os dois cuidam de Laís desde o início do tratamento.

"Devo ficar lá por cerca de 20 dias fazendo estes exames para ver a minha situação atual e em que tipo de tratamento posso me encaixar no momento. Sou sempre muito positiva quanto à minha recuperação. Espero que estes exames apontem que estou melhor", afirmou a ex-ginasta em entrevista exclusiva ao UOL Esporte durante um evento de esporte paraolímpico em um shopping de São Paulo. 

"Nesta última semana tenho sentido bastante dores nas costas e nas mãos, o que eu considero um bom sinal, pois estou com muito mais sensibilidade", disse Lais, que segue sem movimentos de pernas e braços. Ela consegue apenas mexer os ombros.

Para dar sequência ao tratamento, Lais conta com apoio financeiro do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Bradesco, da Estácio, e de alguns outros parceiros. Ela também recebe pensão vitalícia do governo no valor mensal de R$ 5.189,82.

"Continuo com o sonho de voltar a andar. Mas seu eu conseguisse mexer os braços já ficaria muito feliz. O que mais sinto falta é poder eu mesma escovar meus dentes e tomar um banho sozinha. isso já iria mudar bastante a minha vida", disse Laís, que é assistida 24 horas por dia pelo cuidador William Campi. Ele a acompanhará nesta viagem aos Estados Unidos.

Planos para Olimpíada do Rio

Mesmo sem os movimentos, Lais vai levando suas vidas e já traça planos para a Olimpíada. Nas próximas semanas, deverá ser anunciada pela Coca-Cola como uma das carregadoras da tocha no revezamento. Durante os Jogos, é provável que esteja na televisão como comentarista das provas de ginástica.

"Tive alguns convites sim de emissoras de TVs, mas ainda não posso falar os nomes. Não sabia muito bem como ficaria a situação por causa do tratamento, mas logo logo conseguirei dar o positivo para alguém. Quero demais estar lá (na Olimpíada). Amo ginástica e quero poder comentar", contou.

Laís mantém contato frequente com as amigas Jade Barbosa e Daniele Hypolito, mas afirma não estar a par de tudo que elas estão fazendo nos treinamentos e diz não ter muito tempo para acompanhar todas as competições. Apesar disso, já da um palpite.

"Sei que as meninas estão se esforçando e evoluindo. Espero que consiga a vaga olímpica no evento-teste e se coloquem entre as 12 melhores do mundo", disse.

Lais contou também que não tinha nenhum plano de estar na Olimpíada de 2016 como atleta da ginástica caso não tivesse sofrido o acidente que a deixou na cadeira de rodas.  

"Não tinha vontade de voltar para a ginástica. Já tinha entrado em outro esporte. Me apaixonei pelo esqui. Claro que não tinha parado 100% de treinar ginástica porque para o esqui eram importantes meus movimentos no solo e na cama elástica. Mas não tinha mais intenção de competir", afirmou.

Topo