Juliana Veloso garante vaga para a quinta Olimpíada de sua carreira
A atleta dos saltos ornamentais Juliana Veloso, de 35 anos, garantiu nesta segunda-feira a vaga para participar de sua quinta Olimpíada. A classificação veio após ela ficar com a nona colocação na eliminatória da prova do trampolim de 3m da Copa do Mundo do Rio de Janeiro, que ocorre no Complexo Maria Lenk.
Juliana marcou 315,50 pontos, melhorando a pontuação de seus cinco saltos em relação ao Mundial de Kazan/2015, quando terminou em 43º, com 213,75 pontos. Nos saltos ornamentais do Brasil, a presença em cinco edições dos Jogos Olímpicos é um recorde.
"Foi um bom campeonato. E esta vaga é minha. O índice, se me lembro bem, é de 289 pontos e alguém podia conseguir uma pontuação 5% maior no Troféu Brasil, em maio, caso eu não fizesse aqui. Mas consegui e estou garantida em minha 5ª Olimpíada. Talvez, eu sinta este negócio de recorde de participação, caia a ficha, quando parar, mas agora nem penso nisto, é apenas mais uma Olimpíada. Estou feliz em ter conseguido um patrocínio antes da Copa do Mundo, que sinto como um reconhecimento. E estou feliz por ter garantido a vaga na piscina e não por ser do país-sede. Minha meta agora é chegar a final, estar entre as 12 melhores. Já bati na trave uma vez, quando fiquei em 13º e agora quero superar isto - concluiu Juliana, 35 anos, que oscilou entre a 8ª e 10ª colocação durante seus saltos", afirmou a atleta.
A brasileira voltará a competir nesta terça-feira, na semifinal da prova, que contará com a presença de 18 competidoras. As 12 melhores disputam a final ainda na terça, às 20h.
Juliana Veloso fez a sua estreia olímpica na edição de 2000 dos Jogos, em Atenas.