Vídeos

Rio-16 confirma evento-teste do golfe com só 9 atletas, todos brasileiros

Renato Sette Camara/ Prefeitura do Rio
Campo de golfe dos Jogos Olímpicos do Rio imagem: Renato Sette Camara/ Prefeitura do Rio

Do UOL, em São Paulo

O evento-teste do golfe para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro contará apenas com a participação de nove atletas, todos eles brasileiros. A confirmação foi feita pelo Comitê Organizador da Olimpíada. O torneio será disputado no dia 8 de março e vencerá aquele que completar o percurso de 18 buracos com o menor número de tacadas.

A competição será fechada para o público, a exemplo da maioria dos evento-testes, e terá 100 voluntários envolvidos. Serão avaliados vários aspectos organizacionais e o sistema de pontuação.

A ideia inicial é a de que o evento-teste do fosse fosse realizado durante quatro dias, em um campeonato de 72 buracos, a exemplo do que acontecerá na Olimpíada. O plano era que isso acontecesse ainda no ano passado. Porém como o campo só ficou pronto depois de novembro não foi possível.

Então, na tentativa de atrair os jogadores top do ranking mundial, a Federação Internacional de Golfe mudou o formato. Isso não aconteceu, pois o evento-teste ocorrerá somente dois  dias após o término de uma competição importante nos Estados Unidos ( WGC-Cadillac Championship) e na mesma semana do  Valspar Championship, no qual o número 1 do ranking, o americano Jordan Spieth, defenderá o título.

O tour feminino (LPGA) não tem competição marcada para a semana do dia 8, mas será logo após a conclusão de um torneio importante em Cingpaura. E o Tour Europeu terá uma etapa na Tailândia.

Apesar disso, o vice-presidente da Federação Internacional, Ty Votaw, não acredita que haverá prejuízo ao evento-teste.

"A ideia é testar o sistema, a operação, a pontuação, os voluntários e como o campo estará preparado para o início de uma rodada. Tendo isso em foco e reconhecendo as dificuldades de se viajar pelo planeta e ajustar o calendário dos atletas, chegamos a conclusão que seria melhor um evento local, com jogadores brasileiros", afirmou o dirigente em entrevista à ESPN americana.

O evento terá em ação no masculino Lucas Lee, Alexandre Rocha, Rafael Becker, Daniel Stapff e Rafael Barcellos. A competição feminina contará com Miriam Nagl, Victoria Lovelady, Candy Hannemann e Luciane Lee.

Topo