Vídeos

Luis Enrique valoriza Olimpíada e diz que vai analisar liberação de Neymar

João Henrique (UOL Esporte)
Luis Enrique não deve dificultar liberação de Neymar para a seleção olímpica imagem: João Henrique (UOL Esporte)

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

Luis Enrique conquistou a medalha de ouro com a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 92. Agora, o treinador do Barça promete ouvir Neymar sobre o desejo de alcançar a mesma façanha na Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto. O brasileiro enfrenta a resistência de liberação por parte do clube, mas ganha o treinador como importante aliado. 

“É uma situação que é especial par qualquer esportista: os Jogos Olímpicos em seu país. Vamos discutir, pois é complicado. Existem competições por aqui e isso pesa. O Neymar tem a Copa América também e precisamos observar o aspecto físico. Mas vamos buscar valorizar essa situação pessoal, não só a dele, como a do Rafinha. Procurar que a carga não seja pesada e beneficie o próprio jogador”, disse Luis Enrique pouco antes do treinamento do Barça na tarde desta sexta-feira.
 
Ao lado de Alisson e Miranda, o atacante do Barcelona é um dos três nomes com mais de 23 anos que a comissão técnica brasileira pretende convocar. O UOL Esporte apurou, entretanto, que o clube catalão não tem intenção de liberar Neymar para a disputa da Olimpíada, e, caso o faça, colocará uma série de exigências.
 
Dependendo de como terminar a temporada, Neymar na Olimpíada poderá desfalcar o Barça em duas finais: a Supercopa da Europa (disputa entre os campeões da Liga dos Campeões e da Liga Europa) e a Supercopa da Espanha (disputa entre os campeões do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei). Líder do Espanhol, finalista da Copa do Rei e na disputa da fase final da Liga dos Campeões, o clube da Catalunha tem chances de levar os três títulos.
 
No ano passado, a seleção brasileira contribuiu para a ausência de Neymar na Supercopa: por ter disputado a Copa América, o brasileiro recebeu um mês de férias, e contraiu amigdalite. Acabou fora dos dois confrontos contra o Athletic Bilbao, e viu o Barcelona cair e deixar o clube basco com o título. A situação gerou mal estar e irritação na diretoria catalã.
 
Mesmo caso acabasse liberando o jogador – um cenário bem improvável - o Barcelona faria uma série de exigências, que passam por pagamento de salário durante a disputa e um seguro milionário para caso de alguma lesão.
 

Topo