Problemas de saúde podem tirar técnico do basquete dos EUA da Rio-2016
Do UOL, em São PauloO técnico da seleção masculina de basquete dos Estados Unidos, Mike Krzyzewski, corre o risco de ficar de fora da disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O treinador, que comanda também a equipe da Universidade de Duke na NCAA (liga universitária de esportes dos EUA), passa por problemas de saúde e ainda não é nome certo no Rio.
Krzyzewski ficou de fora de uma partida entre Duke e Georgia Tech e precisou ser hospitalizado, segundo o site da NBA. Jerry Colangelo, responsável pela USA Basketball, reconheceu a preocupação pública com o estado de saúde do treinador, e admite a ausência na Rio-2016, mas não deu detalhes a respeito do problema do comandante da seleção norte-americana.
“A saúde de Krzyzewski me preocupa. Falei a ele por telefone que não há nada mais importante que sua saúde. Nem Duke, nem a USA Basketball”, disse Colangelo à NBATV. “Desejo e rezo para que ‘Coach K’ supere seus problemas de saúde, esteja saudável e pronto para trabalhar”, completou.
A entidade que comanda o basquete nos Estados Unidos já havia anunciado em outubro que Krzyzewski seria sucedido no cargo por Gregg Popovich, técnico do San Antonio Spurs desde 1996. Popovich, porém, assumiria o posto apenas em 2017, deixando incerto o comando da seleção ds EUA no Rio de Janeiro – Jim Boeheim, técnico do time de Syracuse na NCAA, é o mais cotado.
A competição de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será disputada entre 6 e 21 de agosto. Caso participe do torneio, Mike Krzyzewski deve se aposentar logo após encerrar sua passagem pelo Rio.