Vídeos

Liga Mundial e Grand Prix serão no Parque Olímpico como teste para Rio-16

André Motta/Brasil2016.gov.br
Parque Olímpico da Barra da Tijuca; Comitê quer testar espaço com grandes eventos imagem: André Motta/Brasil2016.gov.br

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

Casa do vôlei na Rio-2016, o Maracanãzinho será trocado pelo Parque Olímpico nas etapas brasileiras da Liga Mundial e do Grand Prix, duas maiores competições de vôlei antes da Rio-2016, que acontecerão na Arena Carioca 1. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo Comitê Organizador dos Jogos e tem como objetivo testar a capacidade do local com grandes públicos.

“A gente sabe que a catedral do vôlei no Brasil é o Maracanãzinho, mas pedimos a mudança para a CBV e a FIVB porque precisávamos testar o Parque Olímpico com eventos de grande magnitude. Esses jogos costumam levar até dez mil pessoas”, disse Mário Andrada, porta-voz do Comitê Organizador da Rio-2016.

O anúncio não representa nenhuma mudança no planejamento para a Olimpíada. Durante os Jogos, os torneios de vôlei serão disputados no Maracanãzinho, enquanto a Arena Carioca 1, que faz parte do Parque Olímpico e receberá excepcionalmente a LIga Mundial e o Grand Prix, será a casa do basquete na Rio-16. A mudança da LIga Mundial e do Grand Prix deve-se exclusivamente à necessidade do comitê de testar as novas instalações com grande público.  

Nos dias 9, 10 e 12 de junho a seleção feminina do Brasil enfrentará Itália, Japão e Sérvia, respectivamente. Na semana seguinte, nos dias 16, 17 e 18, o time masculino encara Irã, Argentina e EUA, nesta ordem. As partidas são válidas pela primeira fase do Grand Prix e da Liga Mundial.

Comitê confirma Maracanã com a Rio-16 a partir de março
No mesmo comunicado à imprensa, o comitê confirmou a informação divulgada nesta quinta-feira pelo Blog do PVC, no UOL Esporte, de que o Maracanã será administrado pela Rio-2016 a partir de março. No primeiro mês, segundo Andrada, a gestão será compartilhada porque há um show do Coldplay marcado.

A partir de abril, o comitê passa a ser responsável por toda a operação do estádio e seus custos. Isso significa que não ocorrerão jogos de futebol no Maracanã a partir do começo de março. Andrada diz que a previsão é de que partida do Campeonato Brasileiro possam ser realizada no local em outubro, mas a data exata não está definida. A Rio-2016 devolverá o estádio definitivamente somente em dezembro.

“Nós pedimos para assumir um pouco antes porque precisamos nos familiarizar com a operação do estádio, que é muito complexa. Também precisamos integrar a nossa equipe ao time que hoje cuida da operação e vamos poder fazer ensaios de grande porte para a cerimônia de abertura”, disse Andrada.
 

Topo