Favoritas, Martine e Kahena caem na reta final e fecham Mundial no 6º lugar
Do UOL, em São PauloLíderes do ranking mundial e medalhistas em todas as grandes competições dos últimos anos, Martine Grael e Kahena Kunze eram favoritas ao Mundial de 49er/49erFX em Clearwater, na Flórida (EUA). Vice-líderes após a fase classificatória, as brasileiras caíram de desempenho nas regatas finais e tiveram de se contentar apenas com a sexta colocação.
O que balançou Martine e Kahena foi o resultado das três últimas regatas da flotilha ouro. A dupla terminou em 18º, 16º e sexto lugares, respectivamente. Os dois primeiros foram os piores resultados delas em toda a competição, e acabaram derrubando a dupla na classificação antes da corrida da medalha. Na última e decisiva regata, as duas conseguiram um oitavo lugar, insuficiente para um lugar no pódio.
O desempenho não tira o status de favoritas das duas, que impressionam na classe há três anos. Juntas, Martine e Kahena foram campeãs mundiais em 2014 e vice em 2013 e 2015.
Além delas, também estiveram na água Marco Grael e Gabriel Borges, no Mundial de 49er. A dupla terminou a competição na 43ª colocação. No Mundial de Nacra 17, Samuel Albrecht e Isabel Swan ficaram no 18º lugar geral.