Vídeos

Brasil leva mais 2 bronzes no judô, mas Guilheiro e Baby passam em branco

Flavio Florido/UOL
Leandro Guilheiro lamenta derrota; veterano caiu na estreia em torneio no exterior imagem: Flavio Florido/UOL

Do UOL, em São Paulo

O judô brasileiro conseguiu, neste domingo, mas duas medalhas de bronze em torneios pela Europa. Maria Suelen Altheman, na categoria acima de 78 kg, e Tiago Camilo, até 90 kg, levaram bronze nos Abertos de Roma e Oberwart, respectivamente. Com isso, o país fecha o fim de semana com sete pódios nos dois torneios. O problema foi o desempenho de Leandro Guilheiro e Rafael Silva, dois medalhistas que ainda brigam para garantir vaga na Rio-2016.

A dupla vem de lesões sérias e está retornando aos poucos aos torneios. Para irem aos Jogos Olímpicos, Guilheiro e Rafael, o Baby, precisam somar pontos no ranking mundial para passarem Victor Penalber e David Moura, brasileiros melhores posicionados com quem eles disputam a vaga.

Neste domingo, Guilheiro, bronze em Atenas-04 e Pequim-08, caiu logo na sua primeira luta, contra o argentino Emanuel Lucentti. Já Baby até chegou à disputa da medalha, mas ficou sem o bronze ao cair diante do tunisiano Faicel Jaballah, número quatro do mundo.

Os resultados estão longe de serem definitivos, já que o ranking só será fechado para a escolha das vagas no fim de maio e até lá muitos pontos estarão em disputa. A dupla, porém, sabe que precisa crescer de produção se quiser bater Penalber e Moura, que possuem boa vantagem na disputa.

Maria Suelen e Tiago Camilo, por outro lado, só têm o que comemorar. A judoca venceu adversárias fortes e só foi derrotada nas quartas por Idalys Ortiz, cubana que é campeã olímpica e mundial, e ainda assim só em número de punições, já que houve empate em golpes. Tiago Camilo foi ao pódio logo em sua primeira competição de 2016, mostrando que está em forma para o ano olímpico.

No sábado, Charles Chibana, Erik Takabatake e Nathalia Brigida levaram bronze, enquanto Marcelo Contini e Felipe Kitadai ficaram com a prata.
 

Topo