Vídeos

Thiago Braz vence campeão olímpico e bate recorde no salto com vara

Danilo Verpa/Folhapress
Thiago Braz conseguiu bater Lavillenie, maior nome do salto com vara na atualidade imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Da EFE, em Berlim (Alemanha)

O brasileiro Thiago Braz, atleta do salto com vara, conseguiu um grande feito neste sábado. No Mundial Challenge de Atletismo, em Berlim, na Alemanha, ele bateu ninguém menos que o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico e recordista mundial da modalidade, sagrando-se campeão do torneio.

Na competição realizada em pista 'indoor', o paulista conseguiu atingir a marca de 5m93, superando em 17 cm o recorde sul-americano que era dele mesmo, com 5m76. 

A marca que Thiago atingiu neste sábado em Berlim também é a segunda melhor do ano no salto com vara. O líder de 2016 é o americano Shawnacy Barber, que saltou 6 metros cravados em 15 de janeiro.

O brasileiro chegou aos 5m93 e, depois que todos os concorrentes estavam fora da disputa, subiu o sarrafo para 6m01. A tentativa não deu certo, mas deixar Lavillenie com a medalha de prata foi um grande feito - o alemão Raphael Holzdeppe, campeão mundial em 2013, ficou com o bronze na disputa.

A prova faz parte da preparação para o Mundial indoor de atletismo, principal competição antes dos Jogos Olímpicos. Melhor nome do Brasil no salto com vara masculino, Thiago Braz vem de um 2015 complicado, em que não conseguiu sequer ir à final do Mundial e se meteu em uma confusão ao trocar Elson Miranda, seu antigo técnico, por Vitaly Petrov, conhecido como mentor da russa Yelena Isinbayeva. 

Topo