Vídeos

Rio adia entrega de arena olímpica após atraso em obra elétrica

André Motta/Brasil2016.gov.br
Obras no Parque Aquático Maria Lenk, em imagem de dezembro de 2015 imagem: André Motta/Brasil2016.gov.br

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vai apresentar nesta sexta-feira (12) os resultados da reforma olímpica do Parque Aquático Maria Lenk. As obras no espaço, porém, ainda estão longe de terminar. Elas ficaram ainda mais distantes do fim devido a atrasos em adequações na rede elétrica da arena, as quais são essenciais para a Olimpíada de 2016.

Por causa desses atrasos, aliás, a prefeitura do Rio adiou oficialmente a entrega da reforma. Inicialmente, a obra seria concluída neste mês. Agora, só deve ficar pronta em meados de maio – ou seja, três meses depois do previsto.

No início deste mês, a Riourbe (Empresa Municipal de Urbanização) aprovou a extensão do contrato firmado com o Consórcio Benge (formado pelas construtoras Bacosa e Engetécnica) para a reforma do Maria Lenk. Com a alteração, as empresas trabalharão 97 dias além do previsto para preparar o espaço para a Rio-2016. O valor do contrato não mudou: R$ 21,4 milhões.

Segundo a EOM (Empresa Olímpica Municipal), o prazo extra para o trabalho é necessário justamente para a execução do reforço da rede elétrica. De acordo com o órgão, toda arena olímpica precisa de um sistema elétrico à prova de blecautes. No caso do Maria Lenk, adaptações serão realizadas principalmente na área externa da arena.

Essas adaptações demoraram mais do que o esperado para começar devido a discussões sobre seu pagamento. Governos federal, estadual e municipal só acertaram no final do ano passado a divisão de custos referentes a tudo que está relacionado à energia elétrica da Olimpíada. Isso prejudicou o cronograma de execução de alguns projetos, como o do Maria Lenk.

A EOM informou que nada disso comprometerá a utilização do espaço, tanto na Olimpíada quanto no evento-teste programado para este mês. Do dia 19 ao 24, o Maria Lenk receberá a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, a qual reunirá 272 atletas de 49 países.

Na Olimpíada, além das competições de saltos ornamentais, o Maria Lenk receberá jogos de polo aquático. O parque aquático foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e fica dentro da área do Parque Olímpico, na zona oeste.

Outras obras também serão entregues com atraso

Além do Maria Lenk, a prefeitura do Rio já adiou a entrega de outras cinco arenas do Parque Olímpico. Centro Olímpico de Tênis, velódromo e Arena Carioca 1, 2 e 3 deveriam ter ficado prontos no passado. Destes, só a Arena Carioca 1 foi entregue – e com atraso. Também foi entregue com atraso o IBC (Centro Internacional de Transmissão, na sigla em inglês).

Até agora, a única arena do Parque Olímpico entregue no prazo foi a Arena do Futuro, que será usada em competições de handebol.

Fora do Parque Olímpico, atrasos foram menores. O campo de golfe, a pista de Mountain Bike, a pista de BMX, o circuito de Canoagem Slalom foram entregues no prazo. Já a conclusão do Centro de Hóquei atrasou menos de um mês.

Topo