Vídeos

Comitê dos EUA anuncia contratação de infectologistas para estudar zika

Reprodução/Internet

Do UOL, em São Paulo

Por conta dos recentes problemas envolvendo a proliferação do vírus zika no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos contratou dois especialistas em doenças infecciosas para consultar informações relacionadas à doença.

Além da medida, o CEO do Comitê, Scott Blackmun, encaminhou um memorando para todos os atletas com potencial olímpico alertando sobre as crescentes preocupações envolvendo o vírus, conhecido por ser transmitido pelo mosquito da dengue e que pode causar problemas em crianças em gestação.

“Eu sei que o zika vírus é uma preocupação para muitos de vocês. Eu quero enfatizar que isso também é uma preocupação para nós e que o seu bem estar no Rio de Janeiro é a nossa maior prioridade”, escreveu o executivo.

Ainda de acordo com a carta, não será possível evitar todo o risco de contrair a doença “independente de quanto eles se preparem, pois cada país, cada foro e cada disciplina irão apresentar diferentes riscos e exigirão diferentes estratégias de atenuação”.

Para a maior parte da população, o zika vírus provoca erupções cutâneas, dores articulares, conjuntivite e febre. No entanto, mulheres gravidas ou então que estejam considerando ter filhos correm risco do virus provocar microcefalia.

O vazamento da carta acontece dias após os boatos sobre o conteúdo do documento ter sido publicado na internet. Conforme havia sido publicado pela agência de notícias Reuters há alguns dias, o Comitê já havia comunicado, em uma conferência de imprensa, que “atletas e membros do staff preocupados com a saúde por conta do zika virus deveriam considerar não vir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”.

No entanto, o Comitê se posicionou posteriormente dizendo que o comunicado não tinha este teor e estava apenas passando informações para os atletas antes de distribuir o guia produzido pelo Comitê Olímpico Internacional. 

Topo