Vídeos

Espanha admite preocupação com vírus Zika e cobra informações de Rio-2016

Dylan Martinez/Reuters
Comitê Olímpico Espanhol quer detalhes para garantir presença de atletas no Rio imagem: Dylan Martinez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Espanhol vê com preocupação os números do vírus Zika no Brasil antes da disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Quem garante é o próprio presidente da entidade, Alejandro Blanco.

Em declarações reproduzidas pelo jornal esportivo espanhol As, Blanco disse que “a situação do Rio neste verão, pelo vírus Zika, é preocupante”.

Diante dos boatos (posteriormente desmentidos) de que os Estados Unidos poderiam liberar da competição os atletas que temessem a situação, Blanco disse que “todos os comitês olímpicos” têm a mesma preocupação.

O presidente do COE ainda afirmou esperar informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da organização da Rio-2016 para “tomar uma decisão” a respeito da participação do país na competição.

“Trata-se de um problema para os esportistas e para os acompanhantes”, analisou Blanco, que cobra informações sanitárias “para que os esportistas possam saber quais riscos correm se forem à Rio-2016, os métodos de prevenção aos quais devem se submeter e a maneira como seriam tratados nos centros médicos do Brasil”.

Alejandro Blanco ainda se mostrou preocupado com rede hospitalar para “atender os problemas que possam acontecer por este vírus”.

Ao longo da história olímpica, a Espanha conquistou 131 medalhas. Foram 37 ouros, 59 pratas e 35 bronzes. Em Londres-2012, foram três medalhas de ouro, dez pratas e quatro bronzes.

Topo