Vídeos

Chefe do Comitê Olímpico Espanhol quer Nadal como porta-bandeira

AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Do UOL, em São Paulo

No que depender da vontade de Alejandro Blanco, presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Rafael Nadal será o porta-bandeira do país na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 5 de agosto. A decisão, entretanto, só será feita em março em uma reunião com os representantes de todas as federações olímpicas da Espanha. Resultados da carreira de cada um dos indicados é levado em conta.

"Seja quem seja, será um esportista que assombrará o mundo, mas há um na Espanha que deve ser o porta-bandeira e se chama Rafael Nadal", afirmou Blanco em entrevista ao canal Libertad Digital.

"Nadal já foi nomeado porta-bandeira nos Jogos Olímpicos de Londres, mas não pôde ir à competição porque se lesionou (no joelho). Nadal deu muito ao esporte espanhol e à sociedade espanhola e uma forma de compensar a um esportista que já foi campeão de tudo e campeão olímpico (em Pequim-2008) é que ele seja o porta-bandeira. Mas isso tem de ser decidido pela junta de federações", comentou.

Após a lesão de Nadal, o jogador de basquete Pau Gasol foi escolhido como porta-bandeira em Londres. 

Atual número 5 do mundo, Nadal pode também disputar o torneio de duplas mistas no Rio. De acordo com a imprensa espanhola, ele teria como parceiro Fernando Verdasco.

 

Topo