Vídeos

Atualizada em 08.02.2016 10h54

Mayra Aguiar derrota maior rival e leva ouro no Grand Slam de Paris

Reprodução
Mayra Aguiar com a medalha de ouro do Grand Slam de Paris imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

A judoca Mayra Aguiar derrotou neste domingo Kayla Harrison, sua maior rival, e ficou a medalha de ouro do Grand Slam de Paris na categoria até 81kg. Além disso, a brasileira superou a americana no confronto direto. Tem agora oito vitórias e sete derrotas em 15 lutas disputadas.

Kayla foi a algoz da brasileira na semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e na final dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.

A vitória de Mayra veio com um ippon sobre a adversária, quando faltavam 2min22 para o fim da luta. Até então, a brasileira perdia pois havia levado uma punição.

O ouro de Mayra foi o primeiro do Brasil no Grand Slam de Paris e a sua segunda na história do torneio, um dos mais importantes do mundo. Ela também havia vencido em 2012.

O triunfo enche a brasileira de moral logo em sua primeira competição no ano olímpico. Com larga vantagem no ranking classificatório para a segunda colocada, Samanta Soares (total de 1202 pontos antes do início do Grand Slam), Mayra está praticamente classificada para a Olimpíada. Sua vantagem aumentará ainda mais com os 500 pontos conquistados por levar o ouro.

Antes da final contra Kayla, Mayra superou a tunisiana Sarra Mzougui ( por ippon), eslovaca Anamari Velensek (por wazari), a alemã Laia Talarn (por levar menos punições) e a britânica Gemma Gibbons (por levar menos punições).

Penalber é bronze e abre vantagem sobre medalhista olímpico

Victor Penalber está cada vez mais próximo de assegurar a sua vaga na Olimpíada do Rio na categoria até 81kg. Neste domingo, ele ficou com a medalha de bronze no em Paris e somou mais 200 pontos no ranking mundial. Com isso, abrirá ainda mais vantagem sobre Leandro Guilheiro, dono de dois bronzes em Jogos Olímpicos. Antes desta competição, a diferença era de 862.

Na luta que valeu a medalha, Penalber derrotou o russo Alan Khubetsov por estrangulamento. A única derrota do brasileiro no torneio parisiense aconteceu nas quartas de final para o búlgaro Ivaylo Ivanov.

David Moura também sobe ao pódio

A terceira medalha do Brasil no dia em Paris foi conquistada por David Moura (na categoria acima de 100kg). Na disputa pela medalha de bronze, ele superou o georgiano Levani Matiashvili. Agressivo na luta, o brasileiro fez com que o adversário levasse quatro punições por falta de combatividade e acabasse com a medalha desclassificado.

Com o bronze, David soma mais 220 pontos no ranking mundial e abrirá um pouco mais de frente na disputa pela vaga olímpica contra Rafael Silva, o Baby. Rafael também participou da competição em Paris,mas acabou eliminado logo na segunda rodada por Matiashvili.

#LENDAS11: Melhor judoca da história foi exemplo de independência feminina

Topo