Vídeos

Dona de dois recordes mundiais do atletismo admite doping e pode perdê-los

Gray Mortimore/ALLSPORT
Wang Junxia nos Jogos Asiáticos de 1994 imagem: Gray Mortimore/ALLSPORT

Do UOL, em São Paulo

Recordista mundial dos 3.000m e 10.000m desde 1993, a chinesa Wang Junxia afirma ter conseguido estas marcas fazendo uso de substâncias ilegais para melhorar o seu rendimento. A Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf) afirmou que abrirá uma investigação para apurar um possível caso de doping. Se for comprovada a ilegalidade, as marcas serão anuladas pela entidade.

O caso veio à tona nesta sexta-feira após o site chinês Tencent revelar em primeira mão uma carta datada de 28 de março de 1995 e enviada a um jornalista chinês. Ela é assinada pela atleta e outros nove companheiros de equipe treinados pelo técnico Ma Junren. No documento, eles revelam como funcionava o esquema de doping. De acordo com os competidores, eles eram obrigados a injetar substâncias proibidas.

"É verdade que o técnico Ma nos agrediu, abusou verbalmente e nos maltratou por anos. Também é verdade que ele nos coagiu e forçou a usar uma grande quantidade de drogas proibidas", diz um trecho da carta.

"Seus crimes devem ser revelados porque não queremos que o mesmo aconteça com a próxima geração. Este tratamento inumano quase nos levou a um colapso", diz outro trecho.

Durante sua carreira, Wang - que tem hoje 42 anos - nunca foi sancionada por doping e várias vezes negou ter feito parte de qualquer esquema. Entretanto, sempre pairaram questionamentos sobre o desempenho de atletas treinados por Ma Junren. Em 1993, os integrantes de seu time quebraram 66 recordes nacionais e mundiais. Os atletas eram chamados de "Exército de Ma".

O treinador atribuía a ótima performance dos competidores aos treinos nos Alpes Tibetanos, a proibição de usar cabelo comprido e ao consumo de sangue de tartaruga e de fungos.

A Associação Chinesa de Atletismo ainda não se manifestou sobre o caso, mas a Iaaf afirmou que conta com a contribuição do órgão na investigação.

O recorde mundial de Wang nos 3.000m é de 8m06s11 e foi estabelecido no Campeonato Chinês de 1993. na mesma competição, fez  29m31s78 nos 10.000m. Até hoje ninguém conseguiu chegar nem a 20 segundos desta marca.

Topo