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Rio-2016 atinge 74% de receita de bilheteria, mas ainda deve ter nova carga

Guilherme Costa e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, já atingiram 74% da estimativa de receita com bilheteria em âmbito nacional. O comitê organizador do evento anunciou nesta terça-feira (02) que contabilizou 2,75 milhões de tíquetes comercializados no Brasil – a carga total do evento é de 7 milhões de entradas, mas há uma reserva de 30% para o mercado internacional. Um novo lote de ingressos deve ser colocado à venda antes da competição, em agosto.

Até aqui, os esportes mais vendidos foram futebol, basquete, vôlei, atletismo e handebol. As regiões que mais adquiriram entradas para a Rio-2016 foram Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia.

A última carga de ingressos foi disponibilizada ao público em janeiro deste ano e contou com 500 mil entradas. O pacote incluiu alguns dos eventos mais disputados dos Jogos, como finais de basquete e futebol e cerimônias de abertura e encerramento. Ainda não há previsão para o novo lançamento ser realizado, mas a ideia do comitê organizador é que ele contemple um número bem menor de bilhetes.

Os relançamentos têm a ver com uma estratégia de vendas (comercializar paulatinamente os ingressos mais disputados para manter o interesse do público em todas as etapas), mas são ainda mais associados a remarcação de lugares em arenas e entradas não comercializadas no mercado internacional. Atualmente há discussões, por exemplo, sobre as arenas de vôlei de praia e remo (a arquibancada flutuante outrora prevista para a Lagoa Rodrigo de Freitas foi cancelada por contenção de custos).

Também há ingressos disponibilizados a partir da marcação de espaços para mídia e aparatos de TV. Portanto, arenas que ainda não foram concluídas ou que possuem estruturas temporárias são as que têm mais entradas em lotes vindouros.

O ritmo de venda de ingressos até o momento é considerado satisfatório pelo comitê organizador. Não há estimativas precisas sobre o mercado internacional – as entradas são distribuídas a diferentes países, e o Brasil só tem atualização de acordo com as devoluções.

O maior drama do Comitê Rio-2016 atualmente é o ritmo de venda de entradas para os Jogos Paraolímpicos de 2016. O Brasil comercializou apenas 330 mil bilhetes até aqui, ou 11% da carga total do evento.

“Está abaixo da expectativa”, admitiu Mario Andrada, diretor de comunicação do Comitê Rio-2016, em evento realizado nesta terça-feira.

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