Vídeos

Atualizada em 02.02.2016 17h46

Com medo do zika vírus, Rio-2016 pede para atletas fecharem janela

Marcelo Sayão/EFE
Agentes da prefeitura combatem o aedes aegypti no Rio de Janeiro imagem: Marcelo Sayão/EFE

Guilherme Costa e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O zika vírus é o novo vilão dos Jogos Olímpicos. Nesta terça-feira (02), um dia depois de a OMS (Organização Mundial de Saúde) ter declarado emergência mundial por causa do aumento de episódios de microcefalia e de doenças neurológicas possivelmente ligadas à infecção, foi o assunto que dominou um encontro entre a mídia e o comitê organizador do evento esportivo. João Grangeiro, chefe médico do órgão, revelou que uma cartilha será distribuída aos atletas na Rio-2016 para evitar a disseminação da doença e listou sugestões que serão dadas, como uso de repelentes e roupas longas e fechamento de janelas.

“Algumas medidas preventivas vêm sendo recomendadas aos comitês olímpicos nacionais. Com relação a manter as janelas fechadas, é importante dizer que os apartamentos dos atletas terão ar condicionado. Portanto, pode ser uma dessas ações”, afirmou ele em entrevista coletiva concedida nesta manhã. O fechamento de janelas já foi recomendado a atletas pelo Comitê Olímpico Australiano.

Segundo Grangeiro, é aconselhável que atletas usem repelentes. Assim, podem se proteger contra picadas do mosquito aedes aegyti, transmissor do zika e também da dengue.

Na segunda-feira, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o zika como uma emergência de saúde mundial. A doença causada pelo vírus já está presente em 24 países da América Latina, incluindo o Brasil. Causa dor de cabeça, febre baixa e dores leves nas articulações. Em grávidas, a infecção poder causar microcefalia nos bebês.

Grangeiro disse que espera que, em agosto, quando acontecem os Jogos, o problema do zika já tenha sido atenuado. Isso porque o número de mosquitos tende a cair com o clima mais seco e frio. “Nossa expectativa também é que, entre julho e agosto, o número de mosquitos caia drasticamente.”

O chefe médico da Rio-2016 já havia revelado essa expectativa em entrevista ao UOL Esporte na semana passada. Na entrevista e nesta terça, Grangeiro ratificou que não há recomendação para que grávidas deixem de visitar o Rio.

Cartilha para turistas e atletas

O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, participou da entrevista coletiva sobre o zika na sede do Comitê Organizador Rio-2016. Ele também disse que espera que os casos de doença caiam na época da Olimpíada. Além disso, afirmou que Barra, região em que a maioria das competições será realizada, não tem grande incidência do mosquito aedes aegyti.

“Aquela área [da Barra] tem uma predominância de outro tipo de mosquito”, explicou Soranz. “Mesmo assim, junto com o comitê, a gente tem feito ações rotineiras para diminuir a incidência do aedes. ”

O secretário ainda disse que o Rio planeja distribuir cartilhas a turistas e atletas com recomendações sobre o zika. O livreto deve ser produzido em quatro línguas e sugerir, entre outras coisas, o uso de roupas longas para evitar picadas. “Para que protejam com repelente, que usem roupas com mangas compridas, será feita uma cartilha em quatro línguas”, anunciou.
 

Topo