Vídeos

Após julgamento, Bulgária segue fora da Rio-2016 no levantamento de peso

REUTERS/Dominic Ebenbichler

Lancepress!

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) manteve a punição, e a Bulgária não vai contar com representantes no levantamento de peso nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a partir de 5 de agosto. O tribunal anunciou sua decisão nesta sexta-feira após uma apelação da Federação Búlgara de Levantamento de peso (BWF).

Os búlgaros foram punidos pela Federação Internacional da modalidade (IWF) em novembro do ano passado após 11 atletas do país testaram positivo em exames antidoping (todos usaram a mesma substância, estanozolol).

Na época, além da punição, a BWF recebeu uma multa de 500 mil dólares (cerca de R$ 2 milhões). No entanto, a Corte Arbitral do Esporte retirou essa parte da pena alegando que a Federação Internacional não poderia ter tomado tal deliberação sozinha.

A Bulgária não tinha sido o único país punido pela IWF. A Romênia também teve sua equipe de levantamento de peso na Rio-2016 impactada por causa do uso de substâncias proibidas, ao perder uma vaga nos Jogos devido ao mesmo problema. Entre 2013 e 2015, nove atletas foram suspensos por doping pela IWF.

 

Topo