Vídeos

Austrália faz alerta a grávidas da delegação olímpica por causa do zika

Marcelo Sayão/EFE
Prefeitura do Rio já se preocupa com o zika por causa do Carnaval imagem: Marcelo Sayão/EFE

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Australiano (AOC, na sigla em inglês) recomendou que mulheres grávidas pensem duas vezes  antes de viajar ao Rio de Janeiro para a Olimpíada, por causa do surto de vírus zika que assola o Brasil e tem levado ao nascimento de diversas crianças com microcefalia. O alerta é válido tanto para atletas quanto para outros membros da delegação.

"Qualquer pessoa do time que esteja grávida na época dos Jogos tem de considerar os riscos com muito cuidado antes de decidir se vão seguir viajem para o Brasil ou não", informou o AOC por meio de nota oficial nesta quarta-feira. 

A chefe de missão australiana Kitty Chiller afirmou que tem estado em contato frequente com o diretor médico da equipe David Hughes para assegurar-se de ter as informações mais atualizadas sobre o surto.

"A saúde e o bem-estar de todos os membros do nosso time são nossa prioridade, especialmente das mulheres que terão filhos. Temos a responsabilidade de assegurar que estamos educando e informando todos os membros do time dos riscos potenciais e explicar que medidas estamos adotando", afirmou.

Mas não são só as grávidas que preocupam o AOC. O Comitê disponibilizará a todos atletas e membros da delegação 500 toneladas de repelente. Além disso, todos foram aconselhados a vestir camisetas de mangas compridas em áreas onde existe o risco de serem picadas Outra recomendação é não dormir na Vila Olímpica com as janelas dos quartos abertas.

Topo