Vídeos

Atletas dos EUA pedem investigação sobre doping na Rússia em todos esportes

EFE/EPA/KAY NIETFELD

Do UOL, em São Paulo

Em meio ao escândalo de doping envolvendo a Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF), os atletas olímpicos dos Estados Unidos enviaram uma carta aberta ao Comitê Olímpico Internacional (IOC) e a WADA (Agência Mundial Antidoping) pedindo a ampliação da investigação sobre a Rússia, para não ficar apenas no atletismo.

A carta foi assinada pela atleta olímpica Sarah Konrad, presidente do conselho do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, e direcionada ao presidente da IOC, Thomas Bach, e ao presidente da WADA, Craig Reedie. A agência Associated Press divulgou o documento.

“Com a evidência de doping tendo apoio do Estado em todo o território da Rússia, com a corrupção, a ineficiência dos testes e com atletas correndo grande risco profissional, agora é o momento exato para uma investigação minuciosa”, diz a carta. “O movimento para um esporte limpo está em uma encruzilhada. Os atletas de todo o mundo estão olhando e esperando”.

A primeira parte do relatório publicado pela Wada (Agência Mundial Antidoping), divulgado no fim de novembro, revelou um escândalo envolvendo o atletismo russo que culminou na suspensão da Rússia de competições de atletismo.

O ex-presidente da IAAF Lamine Diack, seu assessor jurídico Habib Cissé e o ex-médico da IAAF foram acusados por corrupção passiva. Os investigadores acreditam que o ex-chefão do atletismo mundial fechou os olhos com excessiva indulgência para as falcatruas da Federação Russa, que teria encoberto diversos casos de exames positivos de doping.

Na segunda parte do presente relatório, divulgado em coletiva de imprensa em Munique e que contou com a participação de Sebastian Coe, presidente da Iaaf, a comissão de investigação considera que a corrupção "não pode ser atribuída somente a algumas maçãs podres que atuam de forma isolada" e estima que a Iaaf não "foi firme com uma série de países, incluindo a Rússia".

Na última segunda-feira (25), o Comitê Olímpico Russo anunciou a suspensão das atletas Irina Maracheva, Anna Lkyanova, Maria Nikolaeva e Elena Nikulina.

Topo