Lesão cerebral causou queda que deixou candidato à medalha no Rio em coma

Do UOL, em São Paulo

O ciclista Adriano Malori, de 27 anos, que se encontra em coma desde a última sexta-feira, sofreu uma lesão cerebral antes de se acidentar e cair com violência no chão durante a quinta etapa do Tour de San Luís, na Argentina. Segundo informações do jornal espanhol Marca, uma anomalia congênita no cérebro do italiano, possivelmente um aneurisma fez o italiano perder o controle de sua bicicleta quando estava a 60km/h e liderava o pelotão, gerando uma mega batida dos que vinham atrás

De acordo com os primeiros exames clínicos realizados, especialistas opinaram que a lesão que Malori teve no cérebro não teve nada a ver com a queda, mas sim foi a causadora do acidente. Até o momento, porém, nem os médicos que cuidam do atleta nem os de sua equipe, a Movistar, se pronunciaram sobre o fato. Segundo o Marca, esta atitude foi tomada para não preocupar ainda mais os familiares do ciclista, que ainda não consegue falar, mas responde a alguns estímulos. As informações oficias dão conta de um quadro estável.

Por causa da leve melhora, Malori será transferido de San Luis para Buenos Aires para dar prosseguimento ao tratamento na Clínica Fleming, especializada na prevenção e tratamento de tumores, para que os especialistas deem um parecer mais concreto sobre o caso. 

Malori, vice-campeão mundial do contrarrelógio em 2014, é tido como um dos candidatos à medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.