Vídeos

Rebeca Gusmão relembra depressão e diz: bebeu muito e experimentou drogas

AP Photo/Julie Jacobson
Ex-nadadora foi banida do esporte e entrou em depressão. Hoje, está livre da doença imagem: AP Photo/Julie Jacobson

Do UOL, em São Paulo

Em entrevista exibida neste sábado pela Rede Record, a ex-nadadora Rebeca Gusmão relembrou os momentos ruins que viveu enquanto tratava uma depressão. Diagnosticada com a doença em 2010, Rebeca disse que começou a "beber muito" na época, e que chegou inclusive a experimentar drogas.

"Foi um momento muito difícil da minha vida. Comecei a entrar em depressão, beber muito, experimentar drogas para ver se aquela dor sumia", contou, durante palestra a dependentes químicos em uma instituição na cidade de Rafard (SP) que foi gravada pela emissora.

A então nadadora foi acusada de doping em 2007, perdendo quatro medalhas conquistada naquele ano durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Em 2009, foi banida do esporte. Pouco tempo depois, veio o diagnóstico da depressão, que a deixou sem sair de casa por seis meses.

O caso atingiu inclusive sua família. "Eu perdi uma pessoa muito querida, que foi minha avó. Ela foi ao supermercado; aí saiu uma matéria minha e a caixa foi falar mal de mim para ela. Ela passou mal e teve que ir ao hospital", disse, durante sua palestra.

Em 2013, mais problemas familiares: o divórcio, após seis anos de relacionamento com o cantor lírico Gutemberg Amaral. "Eu vi meu casamento desmoronar também. Foi quando eu tive minha primeira tentativa de suicídio", contou.

No fim da palestra, a ex-nadadora se diz livre dos problemas. "Quero deixar essa palavra para vocês (internos da instituição visitada). É para dizer que vocês têm que se olhar no espelho todos os dias e dizer: eu sou guerreiro, eu vou vencer", comentou, bastante aplaudida.

Após o evento, a ex-nadadora se disse emocionada com a oportunidade de falar aos internos. "É muito difícil você não se emocionar. O que mais me emociona é saber que eu superei isso. Amanhã, essas pessoas também vão fazer a diferença na sociedade", afirmou.

Topo