Vídeos

São Paulo será base de mais duas delegações antes da Olimpíada

Divulgação
Hebraica está localizado em área nobre de São Paulo imagem: Divulgação

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A cidade de São Paulo receberá mais duas delegações no processo de aclimatação para os Jogos Olímpicos de 2016. Os Comitês Olímpicos do Japão e de Israel fecharam um acordo com a Hebraica para que seus atletas utilizem as instalações do clube antes de partirem para o Rio de Janeiro para a disputa da Olimpíada. Na semana passada, o Pinheiros já havia confirmado acerto com a China.

Porém, diferentemente do vizinho que receberá cerca de 350 chineses, a Hebraica - clube da comunidade judaica - servirá de base de treinos para um contingente menor de competidores.

O Comitê Olímpico do Japão, por exemplo, só mandará a São Paulo seus nadadores. Entre o dia 19 de julho e 3 de agosto, são esperados 40 deles, além de 15 membros da comissão técnica. O principal destaque é Kosuke Kitajima, dono de quatro medalhas de ouro em Olimpíadas.

A natação, aliás, deverá ser o grande carro-chefe dos japoneses ao lado do judô na briga por medalhas na Rio-2016. Há quatro anos, em Londres, o Japão faturou 11 medalhas na modalidades. No total, o país obteve 38 pódios, e terminou na 11ª colocação no quadro geral.

Já Israel enviará atletas de natação, judô e atletismo. São esperados 16 competidores, além de oito membros da comissão técnica. Nadadores e judocas ficarão no clube entre 24 de julho e 3 de agosto. Já os representantes do atletismo chegarão no dia 4 de agosto.

Nenhuma das delegações fez exigências para que o clube altere a estrutura, mas ambos os países terão liberdade para escolher horários de treinos.

"Desde o ano passado negociamos com o Japão. Membros do Comitê e patrocinadores já vieram aqui conhecer a nossa estrutura. Vamos disponibilizar duas piscinas semi-olímpicas (25m) cobertas e uma olímpica (50m) coberta", disse disse ao UOL Esporte, Carlos Inglez, gerente geral de esportes da Hebraica.

Ele não quis revelar detalhes financeiros do acordo: "É uma política de sigilo do clube".

Quanto aos israelenses, ele afirmou que sempre que atletas do país vêm para alguma competição no país costumam usar instalações do clube por se tratar de uma agremiação da colônia judaica em São Paulo.

"Deverá ser pensado algum esquema especial de segurança, mas até agora ainda não tenho a nada a falar sobre isso", disse Inglez, que mostrou-se feliz com os acordos celebrados.

"Será muito bom para o clube se envolver com a Olimpíada e dar esta oportunidade para os sócios. É uma oportunidade única receber a Olimpíada no país", concluiu.

 

 

 

Topo