Venda de ingressos para Rio-2016 tem problemas e categorias esgotadas
Guilherme Costa e Vinicius KonchinskiDo UOL, no Rio de Janeiro
A reabertura de venda de ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016, nesta quinta-feira (21), começou com alta demanda e problemas. O site oficial do evento que será realizado no Rio de Janeiro teve um milhão de visualizações na primeira hora (entre 10h e 11h), e algumas das entradas colocadas à disposição esgotaram-se em menos de 60 minutos. A dificuldade para obtenção de bilhetes gerou uma série de reclamações em redes sociais.
Segundo o Comitê Rio-2016, o problema relatado por internautas aconteceu porque outras pessoas finalizaram o processo de compra enquanto eles ainda estavam selecionando bilhetes. "Existem duas possibilidades: ou aquela categoria de preço não estava mais disponível, ou aquela quantidade não estava mais disponível", disse Donovan Ferretti, diretor responsável por ingressos nos Jogos.
O comitê mudou a mensagem de erro apresentada aos torcedores que não conseguiram comprar ingressos. "A gente alterou o texto de deixou mais explicativo", contou Ferretti.
O Comitê Rio-2016 também reconheceu o problema no site de vendas de ingressos em reposta a uma internauta no Twitter. "O site está com muitos acessos simultâneos. Pedimos desculpas por isso", informou o órgão.
A etapa aberta nesta quinta-feira tem 500 mil bilhetes. As entradas foram divididas em dois blocos, de acordo com as modalidades mais populares – ingressos para vôlei, vôlei de praia e judô, por exemplo, serão vendidos somente a partir de sexta-feira (21). Essa é a última reabertura grande prevista pela Rio-2016, e um novo processo semelhante será realizado apenas se houver sobra.
Entre os bilhetes colocados à disposição nesta quinta-feira estavam alguns dos mais populares dos Jogos, como cerimônias (abertura e encerramento), futebol, atletismo e natação. No entanto, nem todos que tentaram comprar tiveram êxito. "Cerimônia de abertura e natação se esgotaram em minutos (mas ainda podem aparecer caso alguém desista da compra)", anunciou o Comitê Rio-2016 ja às 11h.
Algumas das categorias colocadas à venda nesta quinta-feira, como as entradas mais baratas para a decisão do futebol masculino, também já estão esgotadas. Futebol masculino e cerimônias foram os ingressos mais procurados.
Queixas de internautas
Yeray Carretero reclamou pela internet do sistema de venda de ingressos. “Parabéns Rio-2016 pela incompetência na venda de ingressos”, postou ele, ironicamente. “Bem-vindo aos Jogos com a organização deficiente”.
A internauta Dani Fuller postou um vídeo mostrando problemas para efetuar sua compra. Veja abaixo.
Apesar dos problemas, muitos torcedores conseguiram adquirir tíquetes para a Rio-2016. É o caso de Thiago Colver, que comprou outras duas entradas nesta manhã. “Mais dois ingressos garantidos para a Rio-2016”, afirmou ele.
Mais ingressos na sexta
A partir de sexta-feira (22), o Comitê colocará à venda ingressos para saltos ornamentais, nado sincronizado, vôlei de quadra e praia, ginástica, tênis, judô e ciclismo de pista.
A venda na etapa que começou nesta quinta está sendo feita de maneira direta. Não há sorteio. Os ingressos estão disponíveis no site www.rio2016.com/ingressos.
De acordo com Mário Andrada, diretor de comunicação do Comitê Rio-16, já foram vendidos 2,5 milhões de ingressos da Olimpíada. O número é considerado um sucesso. Esse sucesso, porém, não se repete nos Jogos Paraolímpicos. Até agora, só 300 mil dos 3 milhões de bilhetes para o evento foram comercializadas.
"Precisamos fazer uma campanha para atrair o público, mostrar que o Brasil vai brigar pelo top 5. Para as pessoas ainda é um pouco chocante ver esporte paraolímpico, mas vamos trabalhar nisso", falou.
Na próxima segunda-feira, o Comitê vai divulgar quantos ingressos foram vendidos. A expectativa é que seja alcançado 74% da arrecadação esperada com comercialização de tíquetes.