Vídeos

Federação veta homenagem a gays em faixa de capitão na Euro de handebol

 REUTERS/Bjorn Lindgren/TT News Agency
Capitão sueco Tobias Karlsson com uma braçadeira com as cores do arco-íris imagem: REUTERS/Bjorn Lindgren/TT News Agency

Do UOL, em São Paulo

Tobias Karlsson, capitão da seleção sueca de handebol, foi proibido de jogar com as cores da bandeira gay em sua braçadeira de capitão. Ele não poderá utilizar o artigo durante a disputa da Eurocopa de 2016, na Polônia, torneio classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O atleta vinha utilizando a braçadeira em partidas preparatórias da Suécia para a competição e também na Liga dos Campeões. Mas, a Federação Europeia de Handebol (EHF, sigla em inglês) anunciou que o uso não será permitido.

“A faixa de capitão está considerada como parte do equipamento e em consequência, deverá estar uniforme. Deve ser só de uma cor ou das cores nacionais da equipe”, informaram os organizadores do evento.

Em entrevista ao site da Federação Sueca de Handebol, Karlsson lamentou a decisão da entidade europeia.

“É uma pena que a EHF nos proíba de mostrar que defendemos a tolerância, humanidade e igualdade entre todos”, falou.

Karlsson ainda afirmou que a sua homenagem não era uma forma de protestar em relação a proibição da união civil entre pessoas do mesmo sexo na Polônia. Ele ainda revelou que os capitães de Noruega e Islândia também usariam a faixa.

Medalha de prata nos Jogos de Londres, em 2012, Tobias foi embaixador dos Jogos Europeus LGBT em 2015. O atleta é casado com uma mulher e tem uma filha.

Topo