Vídeos

Phelps revela que nunca disputou uma Olimpíada em 100% de sua forma

REUTERS/Brian Snyder

Do UOL, em São Paulo

Recordista de medalhas olímpicas com 22 - sendo 18 de ouro - em quatro participações, Michael Phelps revelou que nunca disputou uma edição dos Jogos em seu auge físico.

"Acho que nunca competi numa Olimpíada estando 100%", disse o americano de 30 anos em entrevista ao site Yahoo.

Phelps reconheceu que não alcançou a perfeição física nem mesmo na Olimpíada de Pequim-2008, quando amealhou oito ouros.

"Eu tinha quebrado meu punho seis meses antes", disse o nadador, que fez a sua estreia em Jogos Olímpicos em 2000, em Sydney, quando tinha somente 15 anos de idade.

Phelps afirmou também que está muito feliz com o momento que está vivendo atualmente. Depois dos Jogos de Londres-2012, ele anunciou a aposentadoria, mas voltou a competir em 2014 e no ano passado conseguiu as melhores marcas do mundo nos 100m  e 200mborboleta e 200m medley. Isso após passar mais de 45 dias em um tratamento após ser pego dirigindo alcoolizado em setembro de 2014 e ser deixado fora do time americano que competiu no Mundial de Kazan (RUS), em agosto.

"Estou muito empolgado em conseguir fazer tempos tão incríveis novamente. É muito bom ver que aos 30 anos posso nadar tão bem", disse.

O nadador afirmou também que a cada dia que passa aumenta a sua expectativa para ser pai, o que deve acontecer poucas semanas antes do início dos Jogos do Rio de Janeiro, em 5 de agosto.

"Nicole (a esposa) e eu estamos muito empolgados. Quero estar envolvido em todas as fases de sua vida", disse Phelps, que não revelou o nome do bebê.

Topo