Rio veta transporte grátis e venderá bilhete diário de R$ 25 na Olimpíada
Vinicius KonchinskiDo UOL, no Rio de Janeiro
Governo e organizadores da Olimpíada abandonaram oficialmente a promessa de oferecer transporte gratuito aos locais de competição a todos os portadores de ingressos da Rio-2016. O passe livre, descrito como um compromisso olímpico do Rio durante a sua candidatura à sede dos Jogos Olímpicos, não foi incluído no plano de mobilidade da cidade para o megaevento esportivo.
Esse plano foi apresentado nesta terça-feira (5) pela prefeitura. No lançamento, o município anunciou que venderá bilhetes especiais de transporte para os Jogos Olímpicos. Eles darão acesso ilimitado a todos os meios de transporte público que operam na cidade e terão seu preço fixado conforme sua validade: R$ 25 por um dia, R$ 70 por três dias e R$ 160 por sete dias (a passagem de ônibus no Rio de Janeiro custa R$ 3,80).
O bilhete especial foi batizado de Cartão de Transporte Olímpico. Ele será aceito em aceito em ônibus municipais, metrô, vans credenciadas, trens, VLT e barcas, além dos teleféricos do Alemão e da Providência. A compra poderá ser feita pela internet. A prefeitura promete entregar o cartão em qualquer lugar do país, mediante pagamento de taxa.
A expectativa é que cerca de 450 mil turistas visitem a cidade na Olimpíada. Os visitantes devem transitar entre as quatro regiões de competição: Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã. Segundo a prefeitura do Rio, todas as instalações esportivas poderão ser acessadas por BRT, metrô ou trem.
Além bilhete especial para o transporte, o Rio ainda terá um esquema especial trânsito para o deslocamento de atletas e outros membros da chamada “família olímpica” (dirigentes esportivos, árbitros, etc). A cidade terá 260 km de rotas prioritárias para levar esportistas até os locais de competição. O objetivo é assegurar que a viagem seja feita no menor tempo possível.
Haverá três tipos de rotas: as dedicadas, com 164km de extensão, onde somente os veículos olímpicos poderão transitar; as prioritárias (60 km), onde eles dividirão espaço com ônibus e táxis; e as compartilhadas (36km), onde veículos de passeio também terão acesso.
Para facilitar o deslocamento principalmente de turistas de fora do Rio de Janeiro, o Plano Olímpico de Mobilidade também prevê a implantação de um aplicativo para celulares no qual os usuários poderão planejar os trajetos. O sistema proverá informações em tempo real sobre o transporte e fará um planejamento automático de viagens levando em conta a origem e o destino selecionados. O aplicativo estará disponível em outros idiomas além do português.