Vídeos

Algoz do Brasil em Londres-2012 vira 'persona non grata' na seleção russa

AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI
Dmitriy Muserskiy ataca em jogo contra o Brasil na final olímpica de Londres imagem: AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI

Do UOL, em São Paulo

Algoz do Brasil na final do vôlei masculino na Olimpíada de Londres-2012 e principal responsável pelo ouro da Rússia, Dmitriy Muserskiy se tornou 'persona non grata' na seleção de seu país e pode até mesmo ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro caso os russos consigam a classificação.

O gigante de 2,18m e capitão da seleção foi taxado até de traidor por ter pedido dispensa do Pré-Olímpico Europeu, que começa nesta terça-feira em Berlim (ALE), e dará uma vaga na Olimpíada. Outras três serão distribuídas em um Pré Olímpico Mundial. Muserskiy alegou problemas familiares para não se juntar à seleção para a disputa da competição na Alemanha.

"Como um esportista, minha opinião é que ele (Muserskiy) traiu seus companheiros. Ele é um traidor. Todos os outros vieram mesmo com seus problemas. Não vou dizer que é uma grande perda para nosso time, mesmo porque ele nunca chegou a se apresentar", disparou o presidente da federação russa de vôlei Stanislav Shevchenko.

Questionado se o atleta poderia receber algum tipo de punição por ter recusado a convocação, o cartola afirmou que esta não é uma decisão que cabe exclusivamente a ele.

"Será necessário esperar pela próxima reunião da federação, e o conselho tem o direito de decidir qualquer coisa, mas no momento não quero falar de nenhum tipo de punição", completou Shevchenko. 

O técnico da seleção russa Vladimir Alekno também não se mostrou muito satisfeito com a postura do jogador, mas evitou criticá-lo abertamente. "Muserskiy? Se você tem alguma pergunta deve fazer diretamente para ele", disparou ao ser questionado.

O atleta, por outro lado, não quis se envolver em polêmica. Ele afirmou que antes do pedido de dispensa conversou com Alekno e com membros da federação local. "Eles podem não estar felizes, mas vão entender. Eu acredito que o time pode ir muito bem sem a minha presença", disse.

Desde que passou a ser chamado constantemente pela seleção, em 2010, Muserskiy só havia ficado fora de uma competição, justamente e a Liga Mundial de 2015. A Rússia não conseguiu nem avançar à fase final, disputada no Brasil.

No Pré-Olímpico Europeu, a Rússia terá pela frente na primeira fase como adversárias Bulgária, França e Finlândia.

Topo