Vídeos

Velejadores de Cingapura serão vacinados para competir na Baía de Guanabara

AP Photo/Felipe Dana
Baía de Guanabara é a principal dor de cabeça para a Olimpíada de 2016 imagem: AP Photo/Felipe Dana

Do UOL, em São Paulo

Sete tipos diferentes de vacinas. Esta é apenas uma das precauções que os oito atletas que defenderão Cingapura nas competições de vela da Olimpíada de 2016 tomarão para encarar a água poluída da Baía de Guanabara. Uma série de medidas para evitar que os atletas fiquem doentes foram divulgadas pela federação do país (SSF) em reportagem publicada pelo site cingapuriano Today.

Presidente da SSF e membro da comissão médica da Federação Internacional de Vela (Isaf), Ben Tan disse também que logo após saírem das águas os atletas se lavarão com um sabão contendo um forte componente contra bactérias e garrafas de água mineral serão armazenadas em um tanque dentro do barco para evitar contaminação. Os atletas também foram advertidos a ficarem com a boca fechada para não engolirem a água da Baía. Os atletas já adotarão estas medidas durante os treinos na Ásia para se acostumarem com a rotina.

"Temos monitorado as condições na Baía por um longo tempo e adotamos uma estratégia médica para prevenir doenças. Nosso corpo médico tem feito registros frequentes da qualidade da água para determinar as políticas", afirmou Tan.

O velejador Justin Liu, que compete na classe Nacra 17 ao lado de Denise Lim e esteve na Baía de Guanabara há uma semana competindo na Copa Brasil, demonstrou preocupação com a qualidade da água.

"A qualidade da água é bem ruim, um pouco preta. Então, pode causar muitos problemas se você não for cuidadoso. Mas é algo bem preocupante, uma vez que não tem como você evitar contato com ela", afirmou o velejador.

"A quantidade de lixos e detritos também um problema. Tivemos regatas em que várias coisas ficaram presas em nosso barco. Por sorte, conseguimos escapar de galhos de árvores e sacolas, que poderiam causar algum dano. Fora da Baía, em mar aberto, a água fica mais limpa. Só espero que isso não seja um problema para a Olimpíada", completou.

 

 

Topo