"Seria cereja no bolo", diz Mineirinho sobre chance de surfe nas Olimpíadas

Guilherme Costa
Do UOL em São Paulo
Laurent Masurel/WSL
Surfe pode ser alçado à condição de modalidade olímpica a partir de 2020

Atual campeão mundial de surfe, o brasileiro Adriano de Souza, 28, conhecido como Mineirinho, ficou empolgado com a possibilidade de a modalidade ser incluída no programa esportivo dos Jogos Olímpicos. O esporte está em uma lista de finalistas do COI (Comitê Olímpico Internacional) para ampliar a lista de disputas a partir de Tóquio-2020 – os outros candidatos são skate, caratê, escalada e beisebol/softbol (contando como uma única modalidade).

"Eu, atleta, gostaria muito que o surfe estivesse nas Olimpíadas. Seria mais uma cereja no bolo. As Olimpíadas são vistas no mundo inteiro e são um dos maiores eventos de esporte do planeta. Por que não?", questionou Mineirinho em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (22).

"Falando sobre o surfe como entidade, acho que isso [a inclusão nos Jogos Olímpicos] geraria um conflito que eu não gostaria de comentar. Mas como atleta eu gostaria muito de ter essa oportunidade de defender o Brasil nas Olimpíadas", completou o surfista.

Mineirinho foi campeão mundial de surfe na última quinta-feira (17), no Havaí, e manteve o domínio recente do Brasil na modalidade. Na temporada anterior, Gabriel Medina havia ficado com o título.

"Os caras dos outros países ficaram tanto tempo no topo, e é claro que não estão felizes. Estão indignados com essa situação. Os brasileiros foram comendo pelas beiradas e morderam. E quando morderam, não quiseram mais soltar. O que eu posso dizer é que vamos lutar muito para continuar ali. Convivo bastante com os outros meninos e sinto que eles querem isso. O negócio ainda está fervendo, e eles querem aproveitar o momento. Eles querem colocar o nome na história, e o que eu quero fazer é continuar", encerrou Mineirinho.​